SUBSISTEMAS COMERCIAIS DA HOTELARIA

A hotelaria é movida pela emoção e prazer no atendimento. Lidar com pessoas é uma arte cada vez mais difícil e demanda muito esforço e empenho para cativar aqueles que procuram uma hospedagem com harmonia e tranquilidade.
Os gestores se esforçam cada vez mais para qualificar e preparar suas equipes para cativarem os clientes e fidelizá-los, pois a concorrência é cada vez mais acirrada e novos leitos surgem para disputar com antigos meios de hospedagem. Cada um com sua própria inovação e redes internacionais em busca de novos conceitos de prestação de serviços. As ideias surgem através de novos estudos de mercado e, sem dúvida alguma, os mais fortes sempre estarão à frente na disputa por um lugar em destaque.
O bom acolhimento é indispensável para aqueles que estão em trânsito e deixaram suas famílias em sua cidade de origem. Os fatores psicossociais devem ser considerados, principalmente por lidarmos com seres humanos que têm aspirações, vontades e carências. Esse deslocamento exige uma logística complicada e tramada através de sistemas e subsistemas interligados. Qualquer falha se torna fatal para o comprometimento das equipes embuídas em acolher bem. Nenhum detalhe pode passar despercebido, muito menos omitido diante de tanta disputa. Devemos lembrar de que sempre teremos alguém na concorrência mais capacitado e mais criativo. Sem pessimismo ou subtração do positivismo, mas a criatividade deve ser nata e (re)trabalhada incessantemente. Vários treinamentos e programas de capacitação são aplicados nas empresas e devem ser levados a sério para que possam manter a qualidade exigida por aqueles (clientes externos) que as mantêm através de indicações principalmente. A divulgação oral é muito importante, pois nossos hóspedes são formadores de opinião e costumam ser fiéis ao bom acolhimento.
Toda essa estrutura operacional deve ser mantida com muito esmero e exige competência na sua gerência. Porém, não podemos esquecer de equipes indispensáveis para um equipamento hoteleiro que, na verdade, são canais de distribuição do produto e certificação de tudo o que é oferecido. Sem esquecer do Front (Recepção) - este que atua como cartão de visitas de qualquer empreendimento - temos que enfatizar o trabalho exaustivo desenvolvido pela área Comercial (incluo o departamento de Reservas - mesmo vinculado, em alguns hotéis ao setor de Serviços) e Financeiro; estes que mantêm ativos as vendas e controle de todo o fluxo de receitas e despesas da empresa. Não é nada fácil controlar o faturamento, mesmo que em fase de extinção, e todas as pendências contábeis.
Não basta que o hotel seja de uma aparência impecável se, no seu âmago, ofereça serviços precários e pessoal despreparado. A equipe que divulga e negocia com os principais clientes, como as empresas, precisa ter a certeza absoluta de que o produto está adequado ao mercado procurado. Os Executivos Comerciais ou Gerente de Vendas têm um faro aguçado em relação a esse item, pois não podem distribuir informações valiosas aos potencias fornecedores de hóspedes. São eles que buscam nas praças (cidades ou regiões potenciais) as "contas" cativas da hotelaria e fazem de tudo para mantê-las. Essa estrutura demanda muito estudo e pesquisa, além de um esforço físico e mental para todas as visitas que são agendadas. Atender as necessidades dessas empresas e captá-las é uma habilidade nata desse time, que não mede esforços para alcançar suas metas. O trabalho é incessante e as vezes exaustivo. Portanto, o comprometimento dos gestores operacionais do hotel deve ser indispensável para que as vendas externas sejam compensadoras.
Essa relação externa-interna deve ser acompanhada por todos os executivos operacionais para que possam medir a possível demanda e poderem preparar suas equipes para o aumento da taxa de ocupação. Consequentemente, com o incremento desse número, percebe-se a dedicação no aumento da diária média com impactos naquilo que todos almejam: o REVPAR (Revenue per Room Available). Esse último costuma ser acompanhado diariamente pelo Gerente Geral e por seus Assistentes.
Com toda essa dedicação e pró-atividade da equipe de Vendas, é necessário que os grupos internos (incluindo de Reservas à Governança) se prepare para alcançar as expectativas do promissores hospedados. O atendimento telefônico - através do atendente de Reservas - será primordial para o primeiro enlace com o hospedeiro. Atento a todos os detalhes e negociações já feitas, esse atendimento deve ser impecável e logo repassado ao operacional para que possa acompanhar a evolução externa. Com o fechamento de um novo contrato de reservas, o operacional se posiciona de forma otimista e contagiante para o acolhimento. Além disso, ventila os dados para análise e perspectiva de como serão os futuros rendimentos.
Toda essa movimentação não se encerra por aí. Com o fechamento da conta do hóspede, o setor Financeiro (ou Controladoria) inicia suas atividades com o fechamento do caixa e prospecções de rendimentos. Imagine essa rotação sem um departamento exclusivo e que se dedique a esse estudo. Seria impossível a manutenção de todo os investimentos e distribuição do fluxo sem esses profissionais. Os Controladores exercem uma atividade mantenedora de todo os pagamentos (inclusive de Folha), entrada e saída. O fluxo de caixa permite uma visualização pontual sobre a situação real do hotel e sobre o que deve ser movido para melhores resultados.
Percebam que toda essa engrenagem funciona de forma ímpar e, se alguma peça falhar, pode comprometer todo um processo indescritível na reputação, formação e manutenção de um meio de hospedagem. Todos devem estar unidos somente em um elo e cabe ao principal gestor, monitorar as atividades relacionadas e acompanhar de perto os resultados. O trabalho não é somente de um profissional, e sim, de um todo chamado Hotelaria - que pode ser resumido em arte no bem atender.

Luiz Gabriel Tiago

Comentários

  1. Parabéns meu prezado pelo artigo!!! Trabalho no departamento financeiro de uma empresa que não tem nada a ver com hotelaria, mas me identifiquei bastante.

    Abraços, Jaime (Manaus - Brasil)

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz !

    parece mentira. tinha acabado de acessar o seu blog e não tinha visto nenhum texto novo. De repente atualizei o internet explorer e achei essa maravilha. Que Deus conserve sua maturidade.

    saudações,

    Ana Luisa
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Hey there!

    Tks a lot! Need articles in English also! U should provides us those ones. You´gotta people reading u people in San Diego/CA.

    Bye - Phellps

    ResponderExcluir
  4. Queremoooossss maiisssss artigooossss!!!!!!!!!!!!!

    Não pare!!!!!!!!!!!!

    Grande abraço!!!!!!

    Jaime - Manaus /AM

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Jaime pelo seu comentário e solicitação.
    Fique tranquilo que já existem artigos novinhos em folha para serem publicados no blog.

    Grande abraço!

    Luiz Gabriel

    ResponderExcluir
  6. OIIII!! ESTAMOS ESPERANDO MAIS POSTS!!!!

    ABRAÇOS!!!

    CURSO DE GESTÃO DE RH/UFRJ

    ResponderExcluir
  7. Olá em pesquisas na net sobre hotel/hotelaria encontrei seu link/blog e, gostaria de trocar experiências, dicas, conhecimento, etc.
    Minha mãe tem um hotel, simples e que precisa de, digamos, diversos reparos a minha mãe já não tem mais disposição para fazer cursos, etc; assim, eu busco orientá-la no possível, pois meu ramo de trabalho é outro, desta forma quero trocar experiências, dicas, conhecimento, enfim qualquer dica/sugestão será sempre bem vinda, ou ainda, se puder indicar onde posso colher maiores informações.
    Caso tenha interesse, por favor, mande e-mail.
    Tenho blog’s de artesanatos e após colher informações pretendo elaborar um sobre hotel/hotelaria, meus endereços seguem abaixo (espero a sua visita e de seus amigos).

    Desde já agradeço a atenção.
    Edmara.
    - Meus endereços:
    - http://edypinturaseartes.blogspot.com
    - http://edypinturaseartes-vendas.blogspot.com
    - http://edypinturaseartescomrevistas.blogspot.com
    - http://enkantosdaboamesa.blogspot.com
    - Veja os meus itens compartilhados: http://www.google.com.br/reader/shared/04834010170022514142

    ResponderExcluir
  8. ola queria mais algumas postagens....curso de assistência administrativo..
    :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sr. Gentileza News - 09 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.