O QUE PENSAM SOBRE O ESCRÚPULO?


"Se o partido principal, seja o povo, o exército ou a nobreza, que vos parece mais útil e mais conveniente para a conservação de vossa dignidade está corrompido, deveis seguir o humor e desculpá-lo. Em tal caso, a honradez e a virtude são perniciosas."
Nicolau Maquiavel


Analisem a frase de Maquiavel e me respondam o que acham dos escrúpulos. Em quais situações devemos defendê-los e em quais devemos esquecê-los?


Saudações!!!
Luiz Gabriel Tiago

Comentários

  1. Muito bom para analisar, mas...
    acho que ninguém tem coragem de falar sobre escrupulos, nem mesmo eu, pois existem ocasiões onde devemos pensar duas vezes onde o escrupulo tem que agir, muita das vezes queremos ser justos e perniciosos como diz o sábio Maquiavel, eu queria ser como ele rsrsrs, mas as injustiças e bagagens da vida nos fazem pensar, se devemos mesmo ter esse tal escrupulo quando precisamaos tomar algumas atitudes...então ter ou não ter? eis a questão.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão é muito pessoal. Não podemos generalizar a definição de escrúpulo e sua aplicabilidade por se tratar de algo intransferível.
    De qualquer forma, independente do conceito de cada um, acredito que não devamos usar de má fé ou falta de caráter com as pessoas.
    A honestidade e decência ainda são preponderantes e guias para um mundo melhor.
    Bom , essa é a minha opinião.


    Abraços,

    Luiz Gabriel Tiago

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sr. Gentileza News - 09 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.