Coach x Mentor: quem faz o quê? por Anna Carolina Oliveira



Você sabe qual é a diferença entre os dois e quais as características básicas das suas atividades? Tire suas dúvidas no texto abaixo

Para começo de conversa, vamos definir os termos. Em poucas palavras, coach é um consultor de carreira que conduz sessões de aconselhamento, acompanhando e se envolvendo no desenvolvimento contínuo do profissional. Já o mentor é um profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que conduz um processo por meio do qual acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira. Ele também aborda a questão dos valores e cultura da empresa.
Feito isso, é importante entender que um coach não precisa ser um mentor, mas um bom mentor é necessariamente um coach. A frase pode parecer um pouco confusa, mas a ideia é basicamente a seguinte: quem faz o mentoring pratica também o coaching. Agora, basta entender quais são as características básicas de cada atividade.


COACHING

1. O repertório é do próprio cliente – o coachee (cliente) vai buscar ferramentas adequadas em sua própria trajetória pessoal e profissional.
2. A inspiração é interna – isso quer dizer que o aprendizado é interno e por meio do autoconhecimento, e não se espelhando no outro.
3. O conhecimento não é necessariamente específico – o coach não precisa ser um perito na função ou na área do executivo. O mais importante é ele ter uma boa capacidade de escutar e fazer perguntas pertinentes.

MENTORING

1. O repertório é do mentor – o mentor vai aconselhar o cliente, usando sua experiência e conhecimento.
2. A inspiração é externa – por isso o mentor é um profissional com mais anos de carreira, pois, através da sua experiência e conhecimento, ele vai inspirar o outro.
3. O conhecimento é específico – diferentemente do coach, o mentor deve ser um perito na função e na área do executivo. Só assim o conhecimento que ele compartilhar terá validade. A semelhança com coach é que o mentor também precisa saber escutar.


Fonte:
http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/especiais/conteudo_600934.shtml
 

Comentários