CONHECENDO A DISCIPLINA NO TRABALHO * Por Luiz Gabriel Tiago

A disciplina nos obriga a termos um comprometimento muito grande com nossas atividades diárias, sejam elas simples, rotineiras ou bastante complexas. Desde a hora do despertar - que geralmente é muito cedo - até a hora que vamos deitar e descansar o corpo precisamos nos propor a regras de conduta e atuação na vida. Aqui friso a importância de descansar a mente também, pois é bastante desconfortante quando a cabeça não para de funcionar e ficamos pensando, repensando, buscando soluções e resposta para tantas dúvidas e incertezas.
O relaxamento mental proporciona bem estar e facilita as escolhas quando precisamos tomar decisões e atitudes; estas não devem ser precipitadas, pois a maturidade está presente naqueles que conseguem ponderar e esperar a hora correta para se pronunciar, questionar ou cobrar alguma posição sobre algo pendente ou duvidoso.
Ao acordarmos com disposição devemos crer que tudo dará certo naquele dia, pois estamos comprometidos com nosso "eu", nossa sociedade, família e com a produção que a empresa almeja. Somos designados a fazer o melhor e cumprir a risca os deveres que são embutidos na carga diária, que geralmente é bastante intensa.
De forma alguma estou dizendo que isso seja ruim, pelo contrário. A disciplina particular - de cada um - nos impõe responsabilidade e comprometimento com o que é certo. Agir certo não é fácil, muito menos facilitado por ninguém. Todos esperam um passo em falso para poder apontar o dedo ou colocá-lo em riste em frente a nossas faces. Mas não permita que isso aconteça, aja cautelosa e disciplinarmente para evitar o dissabor de alguém denunciar sua falha ou lacuna na conduta do dia a dia.
Uma das formas para colaborar com o sucesso e manutenção dos seus direitos é garantir a pontualidade em relação ao horário de entrada na empresa e na entrega das tarefas, sejam elas relatórios, planilhas, resultados, etc. É recompensador sabermos que chegamos no horário correto ao trabalho, obedecemos ao cronograma de atividades, mantivemos um bom relacionamento com os demais colaboradores e líderes e que pudemos produzir bastante.
A sensação de realização é o fruto de toda uma dedicação que começa com a disciplina desde o início das atividades até o momento que encerramos nosso expediente profissional.
Para muitos as tarefas ainda continuam em casa quando precisamos organizar nosso espaço familiar, cuidar dos filhos e planejar o orçamento. Mais uma vez o psicológico pode precisar de uma atenção especial, pois a intensidade das informações pode corromper nosso intelecto e capacidade de cognição, sem falar nos sentimentos que podem se aflorar ou simplesmente serem diminuídos com o tempo.
A dedicação pessoal já começa ao amanhecer, assim que despertamos. Sei que não é tão fácil acordar muito cedo, encararmos o trânsito engarrafado e ter que lidar com a sensação de que nem saímos da empresa. O cansaço matinal é bastante comum, principalmente para aqueles que moram nas grandes cidades. Muitas pessoas perdem horas por dia dentro da condução em direção ao local de trabalho e alguns até aproveitam para dormir ou colocar em dia a leitura de algum livro ou jornal. Ok! Também não é nem um pouco estimulante se pensarmos dessa forma, parece uma avalanche de desânimo e assim acabamos atraindo a preguiça e a vontade de voltar para casa (quem nunca pensou em fazer isso ao caminho do trabalho?).
Devemos nos obrigar a sermos fortes e resistir à indisciplina. Voltar para casa e nos desviar do destino (o trabalho) seria uma forma de boicote pessoal, sem falar nas conseqüências mentais sobre isso – muitos sentem remorso por se absterem de um dia de trabalho sem motivos ou necessidades verdadeiras e de força maior.
O pensamento voltado para a produção de coisas boas para o mundo deve ser mantido em nossas mentes e, sem dúvida alguma, nos ajudará a continuar e persistir. Felizmente temos um local para desempenhar nosso trabalho e nos sentirmos realizados profissionalmente. "Ah! E a recompensa disso tudo?" - você pode perguntar. Não existe somente uma recompensa; existem várias formas de se sentir "pago" por isso. Basta uma reflexão pessoal que vasculhe seu consciente e te mostre a real situação.
A colheita de um bom trabalho surge através do sentimento de algo pronto, produzido, realizado.
A satisfação de todo o empenho aparece através do pagamento no final do mês. E, além disso (que já não é pouco), basta pensar em quantas pessoas gostariam de estar em seu lugar e invejam a movimentação corriqueira do cotidiano. Pense em quantos desempregados existem pelo mundo, responda a essa questão e depois discuta sobre seus argumentos.
É lógico que teorias positivistas não ajudam muito e não são funcionais para a gente; não me incluo nessa corrente e nem me identifico com ela. Eu mesmo encaro todos os dias esses exercícios e me obrigo a pensar em todos esses itens. A disciplina gera reconhecimento por parte de seus colegas de trabalho, de toda a empresa e, principalmente, por sua família e por si próprio.
Aí, não existe mais argumentação, principalmente se disciplinarmos nosso pensamento e resistirmos ao pessimismo, agindo conforme a lei da atração e decidirmos encontrar o sucesso. Sem organização pessoal através da disciplina (física e mental) não atingiremos o alvo e muito menos teremos auto-reconhecimento. Devemos nos exigir dedicação para o pensamento positivo e saber administrar nosso maior bem: nosso conhecimento.


LUIZ GABRIEL TIAGO
twitter.com/senhorgentileza


Comentários