Sr. Gentileza entrevista JULIO GUIMARÃES - Gerente do SCADA CAFÉ Shopping Frei Caneca (26/05/11)

Julio Guimarães


NOME:
Julio Guimarães

LOCAL DE NASCIMENTO
São Paulo - SP

EMPRESA:
Scada Café
(Shopping Frei Caneca)





Sr. Gentileza: Como surgiu o Scada Café? Sempre se dedicou a esse ramo?
Julio: O Scada Café nasceu em 2004 na cidade de Presidente Prudente e atualmente é uma franquia com mais de 10 lojas espalhadas pelo Brasil.
Temos como objetivo oferecer aos nossos clientes um café de alto padrão e mostrar de uma forma muito natural e cordial que essa bebida pode e merece ser muito mais valorizada por eles.
Trabalhamos dentro do conceito de uma cafeteria gourmet, ou seja, ambiente diferenciado, atendimento diferenciado, um menú de opções que bem de acordo com as espectativas dos clientes mais exigentes.
É a primeira vez que trabalho no ramo.
Mas ciente que toparia com esse desafio me capacitei na área nas melhores escolas de barista de São Paulo. Tenho as certificações de barista que me apoiam nas questões técnicas relacionadas ao café.
Anteriormente trabalhei por mais de 6 anos como coordenador de operações de suporte técnico (callcenter).

Sr. Gentileza: Como é sua relação com os colaboradores da empresa?
Julio: Muito próxima e participativa.
Sou um parceiro dos meus funcionários. O que significa que desempenho todas as funções por eles realizadas, trabalho junto com eles aos finais de semana, entendo a realidade que os cerca e por isso sou respeitado por todos.
Existem dois tipos de lider, o tradicional e distante dos seus funcionários, que assusta, que não se mostra sensível aos problemas dos colaboradores e que trabalha de maneira matemática e quadrada.
E existe o líder "bonzinho" (eu)!! Esse acaba trabalhando dobrado porque interfere qm questões que um líder tradicional pouco se importa. Ele vai a fundo nos problemas dos seus companheiros, ele oferece apoio psicológico, ele está sempre muito perto nos momentos mais complexos e isso faz com que os funcionários vejam nele alguém que podem contar muito mais do que contariam para um líder "normal".
Entendo as reais necessidades de cada um dos meus funcionários de maneira muito clara e sei que tipo de linguagem mais atinge a cada um deles.
O melhor líder é o que está mais inserido no operacional do seu negócio e conhece bem a personalidade de cada um de seus colaboradores.

Sr. Gentileza: Você acredita que a Gentileza seja importante para um bom atendimento?
Julio: Tanto a considero importante que acho que a nomenclatura para um atendimento sem gentileza deveria ser outra.
A palavra ATENDER é muito clara!!
Entendo que você deve suprir as expectativas de seu cliente. E dentro de vários pontos, ser atendido com gentileza é o que qualquer pessoa no mundo quer. Sem gentileza você não está ATENDENDO. Quem sabe ofendendo, se equivocando ou até mesmo empobrecendo suas chances de crescimento.
Visite o Scada Café do Shopping Frei Caneca em São Paulo
Sr. Gentileza: Quais são seus planos para o futuro? Pretende expandir os negócios?
Julio: Estou no final do segundo ano no curso de Design Gráfico na Escola Panamericana de Artes e sonho seguir carreira como designer. É a primeira vez que poderei explorar meu lado criativo em trabalhos impressos e isso me provoca muito.
A expansão dos negócios a princípio não é um dos meus projetos. Ainda existe muito a ser feito na atual unidade para que nosso nível de atendimento se mantenha focado nas reais necessidades de nossos clientes.
Tenho capacitado alguns dos meus funcionários e mostrado tudo que sei sobre atendimento e cordialidade, para que um dia estes assumam o comando das coisas e sigam com o mesmo tipo de trabalho que realizamos no Scada Café atualmente.

Sr. Gentileza: Dê algumas dicas para aqueles que desejam ingressar nesse ramo de negócios. Quais são os predicados indispensáveis para o sucesso empresarial?
Julio: Respeite os clientes.
Por mais operacional e simples que pareça a atividade de um de seus funcionários, se mantenha perto para que você a entenda e para que ele se sinta observado de maneira saudável.
Seu maior patrimônio é composto por sua equipe!!! E não pelo dinheiro que você injetou no negócio. Acreditar no contrário te trará dificuldades em ser um líder.
Ouça o que seus clientes têm a dizer, chame a maioria dos que puder pelos seus nomes, demonstre que você quer ser amigo deles e que essa troca pode fazer muito bem para ambas as partes.
Ame o café!!! Esta bebida tem sido cada vez mais valorizada e seu potencial de venda é enorme. Estamos falando da segunda bebida mais consumida no mundo depois da água.
Trabalhe, trabalhe e trabalhe, e em seu caminho deixe funcionários mais capacitados e envolvidos pelo negócio, clientes mais felizes porque foram atendidos, gratidão, reconhecimento e principalmente o respeito.

Scada Café - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - 3o. Piso
Horário de Funcioamento: todos os dias das 13:30h às 22h

Quer falar com o Julio? Entre em contato com ele no email: julioguima4@hotmail.com

Ou então vá tomar um café no Scada Café e tenha o prazer de ser atendido por ele e sua equipe.

TWITTER DO SR. GENTILEZA:
twitter.com/senhorgentileza

Comentários

  1. Em todas as vezes que estive no Scada café o atendimento foi impecável, o café de excelente procedência e o preparo correto fazem deste lugar um dos meus preferidos quando quero degustar um bom café. Parabéns a toda equipe !!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Odair,

    Obrigado por prestigiar o blog e o Julio.

    Realmente eles merecem essa postagem. O atendimento e equipe deles´são ótimos, sem falar no café.

    Exemplos desse tipo devem ser divulgados sempre.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Orgulho desse meninão empresario
    È MEU AMIGO OK

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Frederico!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. O scada café estar chegando em são Luis-MA para ficar e ser um sucesso.Creio que café melhor não tem...

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliane!

    Fiquei muito feliz com a novidade! O atendimento e qualidade do Scada Café são insuperáveis!

    Quero visitá-los! Quem sabe consigo fazer uma palestra ou ministrar um workshop para os colaboradores?

    Obrigado pela visita ao blog e desejo muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Sou do Rio e toda vez que vou a São Paulo, não deixo de passar no Scada pra tomar aquele delicioso café acompanhado de uma tortinha de doce de leite sensacional!!!! Mas o melhor, é o atendimento carinhoso das meninas. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá "Y",

    Verdade...as meninas do Scada Café são ótimas, principalmente do Frei Caneca.
    Eu já faço o caminho inverso. Saio de SP para o Rio pelo menos 2 vezes por mês, mas ainda não conheci o Scada Café de lá.
    Quando estiver aqui em SP, me avise. Moro ao lado do Café do Frei Caneca.

    Abraços e volte sempre por aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sr. Gentileza News - 09 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.