Mulheres têm valores morais mais fortes que os homens. Jornal O Globo - 16/04/12.

Estudo mostra que essa característica aumenta nos humanos conforme envelhecemos.

RIO - É comum dizer que as mulheres são mais sensíveis que os homens. Mas se não passa diretamente pela sensibilidade, um estudo realizado por um filósofo conclui que elas têm valores morais mais fortes que eles. E as que têm mais de 30 anos apresentam esta característica com mais intensidade.
A pesquisa, que avaliou respostas a perguntas sobre honestidade e competência, mostrou que as mulheres são mais propensas a tomar decisões baseadas no quanto vão impactar a vida dos outros. E também sugere que as características morais, tanto dos homens quanto das mulheres, mudam com a idade: ambos tornam-se menos obedientes mas mais capazes de usar a razão, até que alcançam um "pico de nossas capacidades morais e intelectuais" no início da faixa dos 60 anos, de acordo com o coordenador da pesquisa, o professor Roger Steare.
Ele baseou suas conclusões em um "teste de DNA moral", que desenvolveu quatro anos atrás para medir mudanças nos sistemas de valores das pessoas. Cerca de 60 voluntários de 200 países já realizaram o quiz abrangendo uma variedade de tipos de trabalho e status social para ajudar a entender o que influencia a moralidade.
Os participantes deram respostas a perguntas sobre suas vidas profissionais e em casa, incluindo impressões sobre se as pessoas a seu redor os consideravam honestos. Eles avaliaram como se enquadrariam em declarações como "eu sou bom em exercitar o autocontrole" e "eu sempre honro a confiança das pessoas em mim".
Depois, foram rotulados como um dos seis tipos de personalidade a seguir: filósofo, juiz, anjo, professor, realizador e guardião.
- As mulheres preferem tomar suas decisões baseadas em como isso impacta os outros - o que tende a produzir melhores decisões - enquanto os homens têm uma abordagem mais individualizada e interessados em si mesmos - disse o professor Steare ao britânico "Daily Mail". - O que isso mostra é que quando começam a trabalhar, os homens precisam crescer, colocar o ego de lado e mostrar alguma humildade e compaixão - qualidades que muitas vezes têm em suas vidas pessoais, mas ignoram quando entram no escritório.
O especialista acrescenta que o ser humano também parece manifestar mais valores morais com a idade:
- O que ficou claro a partir das respostas é que a obediência diminui com a idade, enquanto a razão aumenta - uma ocorrência lógica ao fazermos a transição da juventude para a experiência. O ponto de mudança ocorre aos trinta e poucos anos, que é quando amadurecemos como adultos. Este processo continua até o início dos 60 anos, ao alcançarmos o auge de nossas capacidades morais e intelectuais.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/mulheres-tem-valores-morais-mais-fortes-que-os-homens-4662513#ixzz1sHtmPTuN
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Comentários