Sr. Gentileza Entrevista Edna Maria Dantas Rodrigues - Uma Mulher que Venceu!


EDNA MARIA
DANTAS RODRIGUES

Do Sertão Potiguar à Cidade Maravilhosa
- A Trajetória de Uma Mulher de Fibra.

Local de Nascimento:
Parelhas/RN

Cidade Atual:
Niterói/RJ

Idade:
50 Anos

Profissão:
Assessora Política e Estudante Universitária

Contato:



Sr. Gentileza: Qual sua história de vida? Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Edna: Bom... Minha história de vida, eu diria, daria um livro. Nasci em Parelhas/RN em 1961. Tenho uma família de oito irmãos e comecei trabalhar na roça muito cedo junto com eles (irmãos) para dali tirar o nosso sustento.
Com muitas dificuldades consegui estudar até a quinta série do ensino fundamental.  Me casei em 1983 e vim morar em Niterói/RJ. Fomos casados durante vinte anos, tivemos dois filhos e, até a separação, só cuidava da casa, marido e filhos.

Sr. Gentileza: Com quantos anos você decidiu ingressar no mercado de trabalho, se qualificar e (re) começar sua vida?

Edna: Com os filhos já criados, decidi que iria voltar a estudar. Foi no Ciep 126 - Almedorina de Azeredo em Niterói que cursei o supletivo do ensino fundamental, e logo após o ensino médio integral. A partir daí resolvi investir em cursinhos rápidos de inglês, espanhol, secretariado, informática e não perdia nenhuma oportunidade de aprender.
Já tinha mais de 40 anos quando tive meu primeiro emprego como Operadora de Telemarketing. Foi uma experiência muito boa para mim e me ajudou bastante nesse recomeço de vida. Mas nunca fiquei parada. Sempre vendi produtos de beleza, fazia peças de crochê e tenho até hoje uma clientela muito boa. Aprendi a cativar e fidelizar meus clientes. Afinal de contas, aprendi em um curso que é importante atender bem e fazer tudo com muita qualidade.
Também trabalhei como assessora na Associação de Moradores de Várzea das Moças e me encantei com o meio político. Trabalho até hoje com políticos da região e pretendo continuar nessa carreira quando terminar a faculdade.


Sr. Gentileza: Como se sentiu quando conquistou a bolsa de estudos integral do Governo Federal para cursar a faculdade?

Edna: Nossa!! Nem dá para explicar direito com palavras. Foi uma realização muito grande - um dos meus maiores sonhos estava começando a se concretizar. Para mim o início de uma longa jornada, onde não penso em parar de estudar nunca mais. Comparo como um presente de Deus tanto quanto os dois filhos que tive.
Estou estudando Tecnologia em Marketing e muito feliz. Tenho certeza de estar fazendo o meu melhor.

Sr. Gentileza: Quais são os seus projetos e planos para o futuro?

Edna: Eu estou reescrevendo a minha história agora, aos 50 anos de idade. Estou fazendo faculdade, curso de inglês e outros cursinhos de qualificação profissional. Vejo sempre nos programas de televisão que emprego tem, mas faltam pessoas qualificadas para ocupar as vagas. Então estou me qualificando. Tenho muita garra, saúde, determinação e porque não ocupar uma dessas vagas? Só assim poderei viver com mais dignidade e ajudando no progresso do nosso país.

Sr. Gentileza: O que você gostaria de ensinar para os jovens Brasileiros?

Edna: Gostaria de pedir para que eles estudem muito, leiam, pratiquem esportes para que eles tenham uma vida mais saudável, e para que eles nunca desistam dos seus sonhos, por mais que pareçam impossíveis. Acredite. Vocês são capazes!
Sempre eduquei os meus filhos ensinando para eles que você é o que você quer ser, e deu certo.

Sr. Gentileza: Você acredita no futuro?

Edna: Lógico que acredito!! O nosso futuro só depende de nós mesmos. Acredito em um futuro promissor, cheio de realizações e conquistas.

"...Para mim o início de uma longa jornada, onde não penso em parar de estudar nunca mais. "
Edna Maria

Comentários

  1. Sr.Gentileza!!!!!!! Valeu à pena esperar com tanta expectativa, a curiosidade que gerou em mim particularmente. A Sra Edna Maria é motivo de orgulho e exemplo para nós brasileiros; principalmene para os jovens. Jovens que criam desculpas e obstáculos para não enfrentarem uma universidade. A Sra Edna não precisou estudar em colégios particulares para atingir seu objetivo. Foi à luta com recursos precários e com humildade ( podemos observar nas entrelinhas ). É vergonhoso as pessoas dizerem que não estudam por falta de recursos financeiros. Farei contato com a entrevistada para parabenizá-la. E ao Sr.Gentileza fico agradecida por trazer a baila assuntos que somam para o engrandecimento do nosso país,despertar nas pessoas que estudar é possível sim! Objetivar é conquistar sim! Com isso o mestre esta mostrando que Gentileza gera gentileza. Sinto-me emocionada com a sua inteligência e sacação em divulgar belíssimo exemplo de vida.Bem...vou parar de escrever pois as lágrimas rolam em minha face. Que Deus continue o iluminando, face a GENTILEZA que dedicou a Sra Edna Maria. Abraços MESTRE ( Sr Gentileza )

    ResponderExcluir
  2. Fiz questão de publicar a história pessoal da Edna Maria porque ela é um exemplo que deve ser seguido.

    Hoje, alguns jovens não têm o ânimo e ambição dela, muito menos a garra de conquistar coisas e poder dizer que venceu.

    Parabéns a ela!

    ResponderExcluir
  3. Uma única palavra:Exemplo pro mundo!!!
    Parabéns..............

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sr. Gentileza News - 09 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.