Tratar as pessoas com respeito
dignifica as relações e cria um ambiente de trabalho favorável. Todos preferem
trabalhar assim! Além disso, devem seguir algumas
dicas que, independente do ramo, contribuirão para o sucesso do empreendimento.
Seguem:
- Medição dos custos todos os
dias (principalmente no início) pois, dessa forma, não terão surpresas no
futuro tendo que cortar gastos inesperados e reduzir o número de funcionários -
sobrecarregando aqueles que ficam.
- Capacitação de seus
colaboradores para que estejam sempre atualizados sobre as novidades do mercado
e se sintam valorizados. Empresa que investe em treinamentos está deixando
claro que todos são importantes e merecem esse investimento.
- Proximidade de sua equipe,
assim perceberão que todos são iguais e não existe diferença entre “patrão” e
empregado. Os líderes ensinam através de exemplos e é muito bom saber que
podemos contar com todos.
- Higiene e limpeza do local de
trabalho para que as pessoas se sintam confortáveis em desempenhar suas
tarefas. A manutenção da limpeza depende de todos, então não meça esforços em
deixar claro a importância da organização, armazenamento e conservação dos
insumos e descarte do lixo.
- Consciência de que quem avalia
o prestador de serviços é o cliente, então é indispensável o contato com ele
para que tenhamos noção da qualidade do atendimento e serviço prestados.
- Feedback constante em relação
ao cumprimento das tarefas e rendimento dos profissionais – para que eles saibam
como estão sendo avaliados e se o seu trabalho é admirado pelos líderes.
Na verdade ninguém motiva
ninguém. A motivação nasce dentro de cada um de nós e cabe ao próprio indivíduo
deixá-la acontecer. Vários fatores externos contribuem para que estejamos
motivados, é claro, principalmente se nossos colaboradores tiverem uma boa
autoestima – então é importante que os “patrões” entendam a importância do
indivíduo para o sucesso do “todo”.
Equipes desmotivadas acabam
minando os resultados e boicotando várias estratégias e ações para aumentar o
faturamento. Se não estão envolvidas e convencidas daquilo, porque e por quem
brigarão?
Temos obtido sucesso com a
implantação do programa “Gentileza no Trabalho” em equipes desmotivadas. A
gentileza é uma ferramenta poderosa quando se trata de desmotivação de equipes.
Na maioria dos casos, o problema está dentro da própria empresa, principalmente
em relação ao péssimo relacionamento interpessoal e gestores mal preparados
para suas funções. Não adianta, na verdade, ter um bom conhecimento técnico e
não saber tratar as pessoas com respeito e cordialidade. Hoje as pessoas não
estão mais dispostas a tolerar desavenças ou ficarem caladas diante de um clima
organizacional ruim. Um líder gentil com as pessoas demonstra competência para
lidar com situações difíceis e momentos de crise. Em todos os casos está sempre
disposto a colaborar e estar ao lado dos seus liderados, deixando claro que –
mais uma vez – atos gentis geram atos gentis e muitas outras coisas boas.
Luiz Gabriel Tiago
Sr. Gentileza - www.fb.com/sr.gentileza
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