Artigo do Sr. Gentileza*: Ambiente de trabalho saudável - responsabilidade de quem?


Tratar as pessoas com respeito dignifica as relações e cria um ambiente de trabalho favorável. Todos preferem trabalhar assim! Além disso, devem seguir algumas dicas que, independente do ramo, contribuirão para o sucesso do empreendimento. Seguem:

- Medição dos custos todos os dias (principalmente no início) pois, dessa forma, não terão surpresas no futuro tendo que cortar gastos inesperados e reduzir o número de funcionários - sobrecarregando aqueles que ficam.

- Capacitação de seus colaboradores para que estejam sempre atualizados sobre as novidades do mercado e se sintam valorizados. Empresa que investe em treinamentos está deixando claro que todos são importantes e merecem esse investimento.

- Proximidade de sua equipe, assim perceberão que todos são iguais e não existe diferença entre “patrão” e empregado. Os líderes ensinam através de exemplos e é muito bom saber que podemos contar com todos.

- Higiene e limpeza do local de trabalho para que as pessoas se sintam confortáveis em desempenhar suas tarefas. A manutenção da limpeza depende de todos, então não meça esforços em deixar claro a importância da organização, armazenamento e conservação dos insumos e descarte do lixo.

- Consciência de que quem avalia o prestador de serviços é o cliente, então é indispensável o contato com ele para que tenhamos noção da qualidade do atendimento e serviço prestados.

- Feedback constante em relação ao cumprimento das tarefas e rendimento dos profissionais – para que eles saibam como estão sendo avaliados e se o seu trabalho é admirado pelos líderes.

Na verdade ninguém motiva ninguém. A motivação nasce dentro de cada um de nós e cabe ao próprio indivíduo deixá-la acontecer. Vários fatores externos contribuem para que estejamos motivados, é claro, principalmente se nossos colaboradores tiverem uma boa autoestima – então é importante que os “patrões” entendam a importância do indivíduo para o sucesso do “todo”.

Equipes desmotivadas acabam minando os resultados e boicotando várias estratégias e ações para aumentar o faturamento. Se não estão envolvidas e convencidas daquilo, porque e por quem brigarão?

Temos obtido sucesso com a implantação do programa “Gentileza no Trabalho” em equipes desmotivadas. A gentileza é uma ferramenta poderosa quando se trata de desmotivação de equipes. Na maioria dos casos, o problema está dentro da própria empresa, principalmente em relação ao péssimo relacionamento interpessoal e gestores mal preparados para suas funções. Não adianta, na verdade, ter um bom conhecimento técnico e não saber tratar as pessoas com respeito e cordialidade. Hoje as pessoas não estão mais dispostas a tolerar desavenças ou ficarem caladas diante de um clima organizacional ruim. Um líder gentil com as pessoas demonstra competência para lidar com situações difíceis e momentos de crise. Em todos os casos está sempre disposto a colaborar e estar ao lado dos seus liderados, deixando claro que – mais uma vez – atos gentis geram atos gentis e muitas outras coisas boas.
 
Luiz Gabriel Tiago
Sr. Gentileza - www.fb.com/sr.gentileza

Comentários