GENTILEZA NO TRABALHO - ADOTE ESSA IDEIA!

O que é o método "Gentileza no Trabalho"?

Esse método foi desenvolvido para que a gentileza pudesse ser aplicada nas empresas de forma consistente, trazendo satisfação profissional e melhorando os resultados. Isso é possível quando cada indivíduo se reconhece como parte integrante de um “todo” corporativo. Perguntas como “- Qual o meu papel no mundo e na empresa?”, “- Estou na posição ideal?”, “- Quais são meus valores e da minha equipe?” são feitas para que haja a reflexão e identificação de coisas importantes e indispensáveis ao engajamento de todos.
Essa metodologia, quando implantada nas empresas, promove o bom relacionamento entre os colaboradores, minimiza a concorrência interna e, claro, alavanca os resultados; sua eficácia é garantida, inclusive foi premiada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Nacional) como o melhor programa de gestão de pessoas do país no ano de 2012.
O método é exclusivo e foi preparado com base em pesquisas acadêmicas e de mercado (sobre a realidade corporativa em relação a valores humanos). Além disso, tive um mestre que contribuiu e muito para o desenvolvimento desse trabalho. O falecido José Datrino (Profeta Gentileza – 1917-1996) escreveu 56 poemas embaixo de um viaduto no Rio de Janeiro sobre a Gentileza e sua importância para a sociedade. Foi incansável nessa causa e por quase 40 anos defendeu a prática gentil na capital fluminense, através de seus discursos e palavras pintadas em murais.
Outra multiplicadora desse tema foi a falecida Imã Dulce (Anjo Bom da Bahia - 1914-1992) que acreditou e defendeu a prática do bem ao próximo, em especial aos pobres e menos favorecidos. Foram décadas dedicadas à vida religiosa que sempre foi impregnada de solidariedade e preocupação com as desvalias alheias.
Considero esses dois seres humanos ímpares como - o “pai” e a “mãe” da Gentileza brasileira- pois transformaram parte da nossa sociedade através da solidariedade e incentivo à prática simples e despretensiosa do amor. Digo em palestras que o melhor remédio para a depressão é a caridade – valor tão escasso no mundo. Ao praticar o bem, literalmente “detonamos” o pessimismo e contribuímos para um mundo melhor. O ideal é não se preocupar com algum tipo de retorno, pois muitas pessoas se queixam que são gentis, mas ficam chateadas por não serem gratificadas de imediato. Isso não importa mesmo! A gentileza é totalmente altruísta e a recompensa vem do mundo e para a alma.
É com base nesses exemplos que nossa metodologia foi desenvolvida e é aplicada nas empresas. Ser gentil com as pessoas deve fazer parte da nossa rotina e não há motivos para isso não acontecer. Justificativas e desculpas como falta de tempo e trabalho inesgotável são tombados quando as pessoas enxergam a si mesmos e descobrem que há muitas coisas boas dentro delas. Gentileza é uma questão de querer praticar e querer receber.
Diante da implantação de um programa de Gentileza Corporativa, os colaboradores são envolvidos numa metodologia eficaz e que os conscientiza de que não precisam esperar alguém tomar a iniciativa em ser mais tolerantes e solidários.

Abraços fraternos,

Sr. Gentileza

Contato para empresas: (11)2574-3766 | Email: assessoria@srgentileza.com.br | Site: www.srgentileza.com.br

Comentários