A prática do “QI” pode ser saudável e,
muitas vezes, imprescindível, principalmente quando conhecemos pessoas da nossa
área e mantemos em nosso relacionamento profissionais que desempenham
atividades parecidas com a nossa.
Muitas empresas precisam de indicações
diretas por não conseguirem – no mercado – “garimpar” candidatos que se
encaixem ao perfil da vaga a ser preenchida ou por não existirem tantos
especialistas disponíveis.
Assim, o “QI” será muito bem vindo quando
não confundirmos interesses pessoais (como querer indicar a esposa ou o
namorado por causa dos benefícios e não por causa da competência) com as necessidades
da empresa.
Até pouco tempo ouvíamos as pessoas
dizerem: “Me diga com quem andas, que te direi quem és”. Hoje, sem dúvida,
ajustamos esse ditado popular para: “Me diga quem são seus seguidores nas redes
sociais que te direi quem és”.
Criar relacionamentos hoje em dia é
fundamental, pois a qualidade da sua rede de contatos pode abrir portas e
facilitar a conquista de espaço no mercado de trabalho.
Não acredito que, aqueles que têm uma boa
experiência profissional perderão chances boas se não tiverem uma vasta malha
de contatos, mas precisam expandir suas relações para poder mapear
oportunidades que, por tendência, surgem no “boca-a-boca” ou por indicação
direta. Sua experiência profissional e formação são importantes sim e não foram
substituídas pela simples indicação de amigos ou de contatos nas redes sociais.
Uma não extingue a outra, mas se somam e – em conjunto – são o diferencial na
hora de aproveitar uma oportunidade.
Mesmo assim, algumas empresas adotam em
sua política de contratação, a candidatura de pessoas de fora, de forma que
possam lidar com um número maior de pessoas num processo de seleção e tenham um
universo maior de perfis diferentes. A escolha não será, necessariamente, por
aquele candidato que foi indicado por alguém de dentro da empresa. O contrário
também acontece: quando as empresas aceitam candidaturas internas em primeiro
lugar. Caso a vaga não seja preenchida, divulgam nas redes sociais ou no
próprio site.
Ter uma rede de contatos ampla e
proveitosa não é difícil, mas pode dar um pouco de trabalho no início. O
importante é começar. As redes sociais são boas ferramentas para isso, em
especial o LinkedIn, pois todos se conectam através de interesses exclusivos em
negócios, vagas, recursos humanos ou simplesmente em networking inteligente.
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