Texto: Menos julgamento, mais ação. Avante, humanidade! * Por Irmão Tiago.



Quando suas obras forem maiores do que as suas palavras, elas falarão por si só. Vivemos no tempo de solidariedade, do amorrr na prática. Vamos adiantar o relógio nesse tempo e dar um passo a frente, arregaçar as mangas e ser um agente de transformação daquilo que incomoda: a miséria, a fome, o egoísmo, a corrupção e a violência. Enquanto uns dormem, ficamos em vigília. Enquanto uns comem, abrimos mão do nosso prato. Enquanto uns rejeitam carinho, distribuímos abraços. Enquanto uns roubam, compartilhamos o que temos. Enquanto uns guerreiam, fazemos a paz. Enquanto uns buscam aliados para suas dores, deixamos as nossas de lado para viver as do próximo.

Sejamos exemplo nas famílias, na rua onde moramos, nas comunidades, nas cidades e no nosso país. O mundo agradecerá o engajamento e reagirá junto conosco formando uma corrente do bem. As pessoas se unirão em comunhão com a solidariedade, da mesma forma que outros se unirão para o mal. O amorrr sempre foi mais forte que tudo o que vivemos de ruim, então vamos reacender a chama da esperança e otimismo nos reconhecendo nas ruas, formando grupos pacíficos e pacificadores.

Ao invés de reclamarmos dos governos e mazelas sociais, escolhemos trabalhar para que a situação mude a favor de todos nós. Foi-se o tempo de simplesmente protestar para chamar a atenção, fechando ruas e aglomerando multidões. Enquanto muitos despendem seu tempo e energia criticando, julgando e condenando através das redes sociais ou nas ruas, por exemplo, vamos atuar, arregaçar as mangas, mesmo que de forma silenciosa, pois sabemos que o amorrr é contagioso, assim como o ódio.

A Aspiração 37 de um Fraternista Pontinho de Luz, “reclamar em hipótese alguma, nem criticar, julgar ou condenar um irmão”, é uma regra consciente da importância de nos abstermos de apontar dedos para qualquer um que seja. Nem sempre gostamos das situações e o voto de silêncio que fazemos é uma forma de protesto, porém de paz, se nos esforçarmos para mudar. É trabalhando sem proclamar; é vivendo as virtudes que alcançaremos o que tanto desejamos. É sem julgamento! Está escrito em Tiago 4:11, “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz”. Quem somos nós para sermos juízes?


Que a gente pare de alimentar o ruim das coisas, enfatizando o que temos de melhor. Esse é um chamado para a formação de um exército de seres humanos dispostos a vencer suas próprias vontades para fortalecer o bem na humanidade. Sabemos que essas pessoas existem, mas não sabem como fazer, para onde devem ir ou como começar. Por isso estamos a postos convocando o amorrr que há dentro de cada um e alertando para o chamado de Deus em suas vidas. Que as vocações de paz sejam despertadas e todos os eleitos digam “sim” com o propósito de reanimar o planeta!

A Obra Pontinho de Luz se manifesta em atos gentis, solidários e sociais. Nossos grupos agem nas cidades atendendo aqueles que têm fome – não só de alimento, mas de espírito. Ao distribuirmos sopa quente, pão, cestas básicas, abraços e educarmos crianças, reeducamos a sociedade. Ensinamos que amar ao próximo é dever de cada um e quanto mais reclamamos, mais estimulamos uma cultura violenta e egoísta. Promovemos a paz sendo a paz. Desejamos tanto que os homens sejam gentis, que praticamos Gentileza sem parar. Divulgamos aquilo que queremos para o mundo – realizando. Alardeamos o amorrr para que ele, sim, seja respeitado, admirado e amado.

Nossa casa é de todos e para todos aqueles que queiram se unir sem impor restrições de cor, religião, etnia, gênero ou condição social. Nossa Obra é para vocês, ricos ou pobres, brancos ou negros, cristãos ou não-cristãos, crentes ou ateus, hétero ou homossexuais. É nosso dever acolher sem distinção a qualquer um que desejar amar ao próximo sem reclamar, para ser um trabalhador multiplicador do amorrr, mensageiro da paz e viver a fraternidade. E a hora é agora.

Irmão Tiago, fundador.

Comentários