Vivemos a era da criatividade,
inovação e necessidade de conquistar pessoas. O mundo virtual é, talvez, um
celeiro de competitividade onde, cada empresa ou marca, desenvolve plataformas
estratégicas e diferentes para conquistar aqueles que mais interessam: os
clientes. Muitos profissionais se especializam e atendem as necessidades
através de novos aplicativos ou ferramentas que facilitam a vida das pessoas e
resolvem qualquer tipo de coisa.
Fomos tão envolvidos pela
tecnologia e conectividade que não pensamos mais na possibilidade de vivermos
sem elas. O tempo todo interagimos, conversamos, negociamos e mandamos
informações para muitas pessoas, sejam contatos de trabalho ou de relações
pessoais. Hoje não buscamos mais a informação. É a própria informação que vem
até nós. E isso acaba “robotizando” ou “engessando” o que há de fundamental em
qualquer relacionamento: o calor humano.
Por isso, no meio de tanta
velocidade e necessidade de estar antenado ao que está acontecendo no mundo,
nos esquecemos de “cuidar” do próximo e manter contato agradável e gentil. Por
exemplo, o Whatsapp envia
notificações o tempo todo de que recebemos uma mensagem. Com isso nos sentimos
forçados a responder com a mesma velocidade e perdemos a chance de dizer “bom
dia”, “obrigado” ou “seja feliz”.
A Gentileza nas redes sociais é
uma ferramenta interessante para manter relações, conhecer pessoas, fazer novos
amigos e criar novas oportunidades de negócios. Se vivemos conectados e dependemos
disso, porque não aproveitarmos suas facilidades para desenvolvermos uma boa
rede de relacionamentos?
A prática gentil pode se tornar um hábito
para que realmente faça parte da nossa rotina diária, acredito que possamos
transformar alguma coisa, nem que seja nossa consciência em primeiro lugar (já
seria muita coisa).
- Como ser gentil na
rede? Quais são as principais atitudes que as pessoas podem tomar?
1) Ter educação: agradecer, cumprimentar e saber se colocar
de forma polida.
2) Ser positivo: evitar fazer postagens mal humoradas,
sarcásticas ou depreciativas.
3) Ter bom senso: não publicar “correntes”, ofensas ou
piadas sobre grupos que normalmente sofrem preconceitos (homossexuais, negros,
religiosos, etc.).
4) Acessar com moderação: ter cuidado para não ficar
conectado o tempo todo no horário de trabalho nem fazer postagens com uma
frequência alta.
5) Ser solidário: é comum algumas pessoas usarem as redes
sociais como diários. Se postarem algum desabafo ou noticiar que estão passando
por momentos difíceis, encoraje ou coloque-se à disposição para ajudar.
6) Apoiar causas: ong´s, instituições beneficentes,
ativistas, etc., costumam postar ações da prática do bem.
Compartilhe com seus amigos e conexões.
7) Falar mal de empregos anteriores: jamais cometa esse
erro. Não fale mal – nem de pessoas nem de empresas que já trabalhou, muito
menos da atual.
8) Responder as mensagens: se não consegue responder a
todos os comentários, não tenha redes sociais. As pessoas que comentam podem se
sentir desprestigiadas por isso.
A Gentileza nas redes sociais é
uma ferramenta interessante para manter relações, conhecer pessoas, fazer novos
amigos e criar novas oportunidades de negócios. Se vivemos conectados e
dependemos disso, porque não aproveitarmos suas facilidades para desenvolvermos
uma boa rede de relacionamentos?
As pessoas precisam aprender a
incluir na sua rotina digital a preocupação com o próximo, as virtudes,
qualidades e formas de agradar. Ser gentil no mundo virtual é se antecipar as
necessidades do outro (mesmo que você não o conheça), se colocar à disposição e
lembrá-lo o tempo todo de que – por trás de um aplicativo ou site – existe um
ser humano.
Luiz Gabriel Tiago @srgentileza
Fundador da Pontinho de Luz
Escritor e Palestrante
Contato para palestras:
E-mail: assessoria@srgentileza.com.br
Comentários
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Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)
Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.
Abraços,
Sr. Gentileza
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