Sem dúvida alguma o ambiente de trabalho é fundamental para a retenção de talentos. A saúde do ambiente será decisiva na permanência ou não de profissionais que não estejam dispostos a “suportar” a hostilidade ou grosseria dos outros. Inclusive, esse é o nosso trabalho. Aplicamos o método – Gentileza no Trabalho – em empresas/equipes que tenham a carência de um bom relacionamento interpessoal. Nesse caso, a Gentileza, funciona como uma ferramenta indiscutivelmente eficaz para a melhoria do clima organizacional e relação entre as pessoas.
Quem gosta de ser maltratado, ainda mais no trabalho? Os profissionais de hoje não toleram mais esse tipo de coisa e decidem mudar de empresa quando percebem que o ambiente é hostil e não existe possibilidades de mudança.
Fica a dica para os donos e gestores de MPE’s: quem pode dar o pontapé inicial para promover um ótimo clima na empresa são vocês. Acreditem nos valores dos seus colaboradores e respeitem suas diferenças. Não incentivem a prática da fofoca e, muito menos, sejam reativos em momentos de crise.
O bom ambiente profissional e um relacionamento saudável entre as pessoas são fundamentais para a satisfação dos colaboradores e, dessa forma, motivá-los a continuar na empresa.
Porém, somente esses itens não são suficientes para reter profissionais e convencê-los a ficar. Algumas estratégias simples podem ser adotadas como: deixar bem claro quais são as perspectivas de futuro (numa escala de tempo curta), quais são as projeções dos resultados, onde todos podem chegar e demonstrar como estarão a empresa e seus colaboradores se todos os prognósticos forem concretizados.
Quando sabemos para onde ir e como faremos para chegar lá, torna-se mais fácil percorrer o caminho ao sucesso. Ser um empresário vitorioso significa, além de muito trabalho árduo e dedicação, ter o respeito das pessoas que te acompanharam até lá. Ser admirado será a consequência de uma credibilidade e liderança gentil, dedicada ao próximo e sempre disposta a servir.
Quando me perguntam qual é a receita para ter montado uma equipe de profissionais tão dedicada à minha empresa e disposta a contribuir cada vez mais para os resultados, respondo com muita simplicidade: confiança.
Acreditar no potencial de cada um deles, respeitar suas diferenças e opiniões, envolvê-los no processo de tomada de decisões e, acima de tudo, saber que nosso sucesso depende de todos e nossas derrotas também serão divididas, são fatores preponderantes para um grupo coeso, unido, satisfeito e próspero.
Funcionários eficientes são aqueles que resolvem problemas com facilidade e não criam outros, ou seja, pessoas que são hábeis nos processos e sabem – com leveza – se relacionar com os demais. De que adianta manter um profissional super capacitado num determinado sistema mas que, na verdade, é incapaz de tratar seus colegas com respeito? Todos acabam tolerando-o porque parece indispensável à empresa.
Essa capacidade técnica pode ser desenvolvida e treinada em muitos colaboradores. Você pode diagnosticar as aptidões de cada um e lapidá-las. O contrário que é mais difícil: ensinar pessoas a se relacionarem com as outras.
Luiz Tiago @srgentileza
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