(RE)COMEÇO COM PULSO FIRME - SEJA GENTIL COM SUA VIDA


Sempre há tempo para repensarmos nossos feitos, principalmente quando não nos sentimos realizados profissionalmente ou nos sentimos incapazes e desabilitados para a vida. É praticamente impossível disassociar a satisfação pessoal da profisisonal e vice versa (não é tão simples assim deixar os problemas do lado de fora da empresa). Mas esse sentimento é natural. Porém deve ser convertido e servir de estímulo para uma mudança rápida, pois as revoluções pro bem são sempre bem vindas e devemos estimular essa alteração de vez em quando.
Conhecemos pessoas que gostariam de estar em nossos lugares e nos invejam por termos um emprego simplesmente e vivemos reclamando de tudo. Nunca estamos satisfeitos com nossas condições, mas o correto é lutar para revitalizá-las e aparar o que for necessário. Nada é alcançado sem esforço ou sacrifício e somente temos aquilo que merecemos e buscamos. Uma busca, digo particularmente, cansativa e que exige muita dedicação e empenho. Em outro artigo escrevi sobre a disciplina e ela se aplica nisso também. Somos obrigados a nos exigir impulso e energia para sobervivermos e transformarmos nossos sonhos em realidade. Nesse caso, devem gerar objetivos e metas e temos que traçar planos para chegarmos até eles. No início tudo parece muito difícil e pensamos em desistir. Mas, porque desanimarmos se esperamos uma recompensa? O troféu de todo esse esforço são a nossa vitória e os frutos maduros que colhemos com o passar do tempo. Esse tempo não deve ser mensurado em dias, meses ou anos. Ele pode ser calculado instantâneamente e podemos nos compensar com cada segundo respirado com dedicação e trabalho. Todos os segundos são levados em consideração quando pensamos na vida como um todo e a vida passa como um piscar de olhos.
Então vamos analisar a vivência dentro de uma empresa. As corporações exigem resultados em todos os momentos e as etapas devem ser cumpridas diariamente. Por isso digo que não podemos trabalhar hoje para conquistarmos algo depois de alguns anos. Vide que não faço conjecturas sobre o futuro. Ressalto os resultados imediatos, pois é isso que o mercado de trabalho ambiciona e espera de nós. Desempenhamos tarefas exaustivamente e cansamos nossas mentes e corpos. Portanto, devemos aproveitar todas as oportunidades que surgirem para relaxarmos e direcionarmos o consciente numa corrente positiva e otimista.
Se chegamos a essa altura do campeonato e nos sentimos cansados - mas nunca desistimos - devemos raciocinar e refletir sobre o que queremos. Sei que sabemos os nossos anseios e disputamos boas colocações todos os dias nesse meio desenfreado. Já alcançamos algo por isso. Conquistamos espaço e temos peso no mercado. Se o desânimo nos abater, devemos recomeçar, pois nunca é tarde para isso. Aliás, nunca é tarde para nada. A desistência é que não pode dominar nossas cabeças e talento adquirido com a experiência. Ninguém é capaz de subtrair aquilo que aprendemos, pois somos indivíduos com sensações e vivências únicas. Digo que tudo o que vivemos é pessoal e intransferível.
Todos nascem com inteligência e potencial para alguma coisa. Conhecemos pessoas que mal sabem ler e escrever e, mesmo assim, desenvolvem habilidades que, mesmo que tentemos, não conseguiríamos obter com o mesmo êxito.
Já se imaginou cuidando muito bem de crianças como as babás e criando um vínculo extremamente forte com suas famílias? Já se imaginou trabalhando em cemitérios enterrando pessoas e conseguir dormir normalmente todas as noites? Pense agora naqueles profissionais que arriscam suas vidas como os bombeiros e policiais. São pessoas que detêm competências natas e que desenvolvem suas atividades com toda a dedicação e esmero como você que está lendo esse texto, independente de sua vocação ou habilidade.
Pois bem, existem pessoas que fazem isso e gostam muito. Pena que muitos se depreciam por se acharem velhos demais ou sem dom para nada.
O começo (ou recomeço) para muitos pode ser complicado principalmente quando elencam muitos obstáculos e dificuldades para tentarem dar uma guinada em suas vidas, principalmente quando reclamam que ou nunca têm tempo ou que não vão ter o apoio da família. Dizem que existem pessoas que dependem de sua dedicação como os filhos ou os pais por serem muito velhos. Não encontram solução ou saída para voltar a estudar e, muitas vezes, ainda precisam ser alfabetizadas. As possibilidades desse projeto dar certo são muito maiores do que os empecilhos que promovem, pois parece que seus problemas são maiores que os de outras pessoas.
Conheço mulheres e homens que recomeçam suas vidas depois dos quarenta anos e se sentem revigoradas como um jovem adolescente. A idade mental é que determina o que cada um pode fazer e ser. A vontade de dar a volta por cima é soberana e vital para quem realmente quer alcançar alguma coisa.
As empresas hoje procuram pessoas dispostas a investir em suas carreiras independentemente da idade ou sexo. A vontade de seguir em frente e se dedicar são preponderantes num processo de seleção. Não existe distinção desses itens mais. O que vale mesmo é a coragem e traços de talento que são natos de todos os sujeitos.
Não crie dificuldades que não existem. Não se ache a pessoa mais incapaz do mundo. Não culpe os outros pelos seus problemas. Somos aquilo que queremos e podemos alcançar nossos objetivos - basta traçá-los e se esforçar bastante. Não se preocupe com poucas horas de sono ou se tem que se deslocar muito até o trabalho ou escola. Nunca ouvi dizer que alguém morreu porque trabalhava muito longe de sua moradia. Realmente, sei que é desgastante e cansativo, mas não dá pra desistir por esse motivo. Conheço pessoas que se desligam do trabalho e culpam isso e é inaceitável e características da covardia. Na verdade, querem mesmo é não fazer nada e viver do favor dos amigos e parentes. Gostam do ócio e de ficar em casa descansando pois acham que a vida é feita de sombra e água fresca.
Não deixe esse mundo te levar para o abismo e não se acostume com a indisciplina. Seja gentil com sua consciência e se orgulhe de si próprio. Abrace essa causa para se lembrar do passado com alegria e satisfação.
Peço desculpas se estou sendo bastante franco em relação a isso pois, na verdade, quero chamar a atenção de pessoas que se aproveitam do esforço de outros para viver. Para esses digo que devem buscar o estudo e o trabalho, pois se esperarem sentados algo de bom acontecer, podem cansar. Aliás, perdão mais uma vez. Pessoas assim nunca cansam de fazer nada! São "nada".
Não se permita ser incluído nesse time de derrotados. Procure a coragem dentro de si e lute bastante para ser feliz. Procure um emprego, se dedique e cuide de sua vida. Não se abata diante das dificuldades e não desvie sua atenção para o que os outros fazem ou pensam. Aja com personalidade e com vontade de chegar lá. A linha de chegada está pronta para pessoas empreendedoras e que não têm medo de viver. Levante sua auto-estima, não espere milagres acontecerem e não acredite em ilusões, pois o mundo não é nenhum conto de fadas. Temos que nos espelhar naqueles que deram certo e saber como fizeram para alcançar a realização. É muito bom atingir o ponto máximo, pois os limites somos nós que determinamos. Depois que se sentir preparado, elabore um bom curriculum e busque sua vaga ou promoção. Tem sempre alguma empresa esperando por alguém como você. Insista e acredite na vida.

Vai até lá!

LUIZ GABRIEL TIAGO

Comentários

  1. Sr.Gabriel Peguei algumas pontuações suas para elencar comentários,...,interrogações, entre outros,provavelmente soltos onde cada indivíduo deverá se auto responder;se assim me permite usar o seu espaço. É oportuno citar o primeiro sopro ao nascer,do livre arbítrio,capacidade da descoberta da aptidão,sabedoria....Quem não tem competência não se estabelece...O buscar e encontrar-se.

    ResponderExcluir
  2. continuando....senão arregaçar as mangas não haverá sucesso,é preciso ter vontade,não vê o crescimento do outro como se fosse o seu,sem nada fazer.Mas existe o comodismo... Venha nós... Vosso reino é culpado(a) de sua incompetência... Quem começa...e desiste é... Espaço no mercado de trabalho existe para tudo e todos,independente da condiçã o cultural,intelectual,faixa etária,... basta querer.

    ResponderExcluir
  3. Objetivar é ter DISCIPLINA... Recomeçar... se não começou ou começar...prá depois recomeçar tb. Sempre há tempo sim! Complicado para quem não quer... Não se sente capaz... Não buscou,não se encontrou,não trabalha, tenho sinônimo para isso.Um grande abraço mestre Gabriel

    ResponderExcluir
  4. corrigindo ...vê o crescimento do outro como se fosse o seu,sem nada fazer... segundo comentário grato

    ResponderExcluir
  5. Querido Luiz Gabriel.Sugiro:- Discerrar com fragmentação para uma melhor atualização e visibilidade o termo VESTIR A CAMISA,que tanto ouví no passado em empresas e se podemos também correlacionar tal expressão no foco do seu blog,que é a GENTILEZA NO TRABALHO. Bjkas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sr. Gentileza News - 09 anos no ar!

Aqui também é casa de gente gentil. Leia, acompanhe, participe e deixe suas mensagens :-)

Sinta-se à vontade em compartilhar a prática da Gentileza na sua vida, no trabalho e na sociedade.

Abraços,

Sr. Gentileza

Obs: Suas mensagens são muito bem vindas, mas identifique-se. Os comentários anônimos não serão aceitos.