As 3 diferentes formas de aprendizado

Pra aprender a fazer algo novo, você pode ir desde “enfiar o dedo na tomada” ou “tomar tapa na cara”, até o máximo do estudo e aprofundamento na teoria. Dificilmente ir direto à prática ou ficar preso nos livros são boas opções quando escolhidas sozinhas.

Pensando nessas opções, segue o que acreditamos ser o tripé para um bom aprendizado.

Os fundamentos são sua base!

Todas as áreas do conhecimento têm fundamentos básicos que guiam todo seu funcionamento. Imagine, por exemplo, um jogador de futebol profissional que não consegue dominar a bola – ele provavelmente faltou nas aulas infantis quando o professor mandava exaustivamente jogar a bola pra cima e dominar a bola sem tirar o pé do chão.

O exemplo de fundamentos que a gente mais gosta de citar é o Karatê Kid, onde o Daniel San a partir de atividades simples, como lixar o chão e pintar a cerca do Sr. Myagi, aprende movimentos básicos de karatê

Do mesmo jeito que atividades esportivas têm fundamentos, marketing, finanças e RH também têm.

Coloque em prática!

Depois de aprender os fundamentos, vem a hora de colocá-los em prática e ver como eles se encaixam com o resto do mundo.

Como sempre falamos, sair do lugar é algo essencial pra quem quer alcançar resultados. Apenas colocando em prática você conseguirá testar suas ideias, aprender com erros do mundo real e, com isso, conseguir produzir de uma forma cada vez mais eficiente.

Voltando no caso do Daniel San, apesar do sábio Sr. Myagi tê-lo treinado muito bem nos fundamentos, sabia da importância da prática e, por isso, o campeonato de karatê era o objetivo final.

Procure fontes alternativas de estudo!

Além de nos manter atualizados, continuar lendo e estudando sobre diversas áreas de atuação também nos força a pensar e aprender mais.

No nosso caso, o Millor é uma máquina de leitura de blogs e livros dos mais variados tipos e, o mais legal, é ver isso convertido em novas formas de fazer as coisas aqui na Empreendemia.

Mas é bom lembrar que esse estudo complementar é legal a partir do ponto que você já se envolveu de alguma forma com a área em questão. Não adianta encontrar conteúdo interessante sobre algo sem conhecer os fundamentos ou sem ter o mínimo de prática.

Lembre-se, saber aprender é uma das características do empreendedor.

Por exemplo, se você quer aprender sobre Marketing, nós escrevemos muitas dicas pra você colocar em prática e também passamos um conteúdo a mais, funcionando como fonte alternativa.

Pra parte de Fundamentos, além da leitura, um curso que te passe os fundamentos de forma organizada pode te levar ainda mais longe. No caso, existe o curso à distância de Marketing da Anhembi Morumbi. Clique aqui para entender mais sobre o curso.

Abraços,

Luiz Piovesana (sempre exercitando os fundamentos na prática)


FONTE: http://www.saiadolugar.com.br/2010/09/10/as-3-diferentes-formas-de-aprendizado/

Comentários