Os três pilares do sucesso empresarial * Por Arildo Ramos Ferreira

Muitas empresas investem em ações
que não se sustentam ao longo do tempo



Muitas empresas investem em ações que não se sustentam ao longo do tempo perdendo energia e dinheiro e oportunidade de se fortalecer no mercado.
Qualquer negócio, seja de que segmento ou tamanho for só consolidará seu sucesso (entenda lucratividade e rentabilidade) se estiver alicerçada em tres pilares: Processos, Tecnologia e Pessoas.
Por mais que pareça óbvio esta ainda é uma realidade distante para uma grande parcela das empresa brasileiras. Vejo empresas acreditando em milagres e milagreiros, fingindo que não conhecem o verdadeiro ponto a ser atacado, economizando investimentos em profissionais qualificados e utilizando tecnologia para acesso a internet.
Com o mercado cada vez mais competitivo, onde produtos ficaram obsoletos e os serviços fazem a diferença, temos que assumir uma postura diferenciada se desejarmos sobreviver. Algumas empresas vegetam e agonizam, mas seus gestores insistem em erros antigos e caros e vivem a espera de um milagre ou de uma grande idéia para salvar o negócio.

Processos: processos claros, normatizados (no papel), do conhecimento de todos agilizam a empresa e reduzem sensivelmente os custos e a margem de erros e fraudes. Como é comum encontrar empresários que vivem chorando pelos cantos dizendo que "se não estiverem na empresa nada acontece". Não acontece porque seus processos são lentos, burocráticos, e ineficazes.

Tecnologia: Como pensar em um negócio onde controles financeiros e contabeis, dados, cadastros de clientes, ainda são feitos manualmente ou em sistemas que não funcionam? Como pensar em uma empresa que vive de relatórios que não dizem nada ou quase nada? Como pensar em gerenciar um negócio que não pode ser acompanhado remotamente? Outro grande erro é comprar qualquer programa e instalar na empresa sem antes estar com seus processos ordenados. É como querer enviar um quadrado em um circulo.

Pessoas: Ingrediente fundamental na engrenagem. Sem pessoas qualificadas sua empresa não sairá do lugar e você ficará eternamente "caçando bruxas". Tudo no universo precisa de pessoas para funcionar e só os melhores podem garantir o perfeito funcionamento. Vejo empresas com medo de contratar os melhores por "acharem" caros ou por medo de ouvir aquilo que precisam ouvir antes que seja tarde demais. Antes de "achar" caro, veja o que um profissional qualificado pode gerar de beneficio para o negócio. Caro é manter pessoas ruins, desmotivadas, dependentes, submissas, puxa saco, que desejam que tudo permaneça como está para que fiquem em sua zona de conforto.
Peter Druker dizia que "sua empresa é do tamanho que seu administrador permite"
Portanto, decida o tamanho de sua empresa e assuma as consequencias.

Um abraço

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-tres-pilares-do-sucesso-empresarial/61552/

Comentários