Sete dicas para não adiar as tarefas diárias no trabalho * Jornal O Globo Rio - 11/03/2012

RIO - Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O antigo ditado popular permanece atual, até porque adiar as coisas continua sendo uma constante na vida de grande parte das pessoas. E graças ao e-mail, Twitter, Youtube, Facebook, Tumblr e outras distrações contemporâneas - sejam elas redes sociais ou não -, está cada vez mais fácil de inventar desculpas a si mesmo para postergar o trabalho. Mas deixar para depois leva à culpa, ao estresse e a uma sensação de estar sobrecarregado, além do fato de prejudicar o trabalho.
Confira, abaixo, algumas dicas de especialistas para evitar adiamentos:

1- Dê um jeito de “dar um significado simbólico a cada pequeno passo” que você dá durante um longo projeto. Isso pode incluir presentear a si mesmo com um jantar ou uma massagem, quando você atinge um objetivo.

2- Mude um pouco o ambiente à sua volta, para desencorajar o ato de protelar as atividades. Existem softwares, por exemplo, que somente permitem acesso à internet em determinados momentos.

3- Pessoas que sempre adiam trabalho costumam ser atormentadas pela culpa. Mas “chicotear-se” não é solução. Em vez disso, identifique as áreas nas quais mais adia - falar, escrever, desenvolver negócios, fazer networking ou administrar tarefas - e estabeleça as metas para atingir seus objetivos.

4- O mundo do trabalho, com suas inevitáveis interrupções, exige habilidades de “dividir” grandes projetos em pequenos passos. Se você não tem certeza sobre quais são os próximos passos, peça ajuda a quem sabe.

5- Se você cronicamente adia as coisas (tanto na vida quanto no trabalho), vale a pena procurar um psicólogo que ofereça sessões de terapia comportamental e cognitiva. Em alguns casos, é a única forma de fazer com que a pessoa tenha o próprio tempo (e sua vida) sob controle novamente.

6- Priorize as tarefas e anote-as, por ordem de importância e de prazo, na agenda. A cada dia, uma lista.

7- Tenha um caderno executivo, que contenha desde contatos telefônicos até atas de reuniões estratégicas, passando pelo calendário. Anote as tarefas diárias e as da semana. Procure só deixar o ambiente de trabalho quando tiver terminado as tarefas do dia.

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