Gentileza gera...
...oportunidades;
...relacionamentos
consistentes;
...confiança,
credibilidade;
...carisma;
...sucesso profissional.
Ser
gentil não é apenas ser educado, é também uma maneira de se destacar e
conquistar novos relacionamentos, que sem dúvida vão gerar frutos positivos em
sua carreira profissional.
Cada
um tem um jeito de agir, de encarar o mundo, de interpretar, de se expressar e
de SER! Existem pessoas naturalmente gentis. Outras nem tanto. Ainda há aquelas
que são categoricamente grossas, estúpidas e nada agradáveis. Muitos
profissionais, inclusive líderes, acreditam que para mostrar firmeza e
segurança, devem agir com arrogância, austeridade e dureza.
Não
é necessário se forçar para atuar com gentileza, seja em qual for o contexto,
mas é preciso enxergar este atributo como um exercício diário na vida sem
perder a naturalidade e a essência do seu Eu.
Como
ser natural na prática da gentileza?
Em
primeiro lugar, seja gentil com você mesmo. Aprenda a amar o que você faz ou
então busque algo que sinceramente já ame. Valorize os mínimos detalhes de sua
rotina de trabalho e as transforme em verdadeiros modelos a serem seguidos.
Todos nós temos um jeito próprio de executar as tarefas que nos são dadas, mas
podemos sempre usar mais criatividade e potencializá-las. Observe suas tarefas
diárias, identifique os momentos mais agradáveis e críticos do seu dia, pontue,
mesmo que em pensamento, o que você mais gosta em você e quais as suas
características positivas e negativas. Avalie-se com verdade e avalie um dos
seus dias. Lembre-se de grosserias que você já fez com alguém e de atos gentis
e louváveis que já teve, assim como os motivos para ambos as situações.
Depois
deste breve exercício, você já consegue compreender melhor seus pontos fortes e
fracos que na correria do dia a dia não são possíveis serem observados com
tanta clareza. É saudável parar e refletir, se arrepender, esclarecer as ideias
e os sentimentos, para então seguir em frente e fazer melhor.
A
gentileza será expressa em ocasiões simples, porém, importantes, desde a hora
que você acorda... São nesses momentos que você semeia seu Networking.
Networking: Net (rede) e
working (trabalhando). É
a sua rede de contatos profissionais. Quanto maior e melhor for a sua teia
formada por pessoas, maior é a probabilidade de fazer e alavancar negócios,
conseguir um emprego, adquirir mais conhecimento sobre assuntos pertinentes ao
se campo de trabalho, acesso a cursos e informações do seu interesse, vantagens
diversas, etc. Onde cultivar as relações? Em encontros informais, reuniões
estratégicas, eventos corporativos, confraternizações, almoços, jantares, entre
outras circunstâncias.
Ou seja, são
relações profissionais baseadas nas relações pessoais. Impossível cativar
pessoas e manter esses contatos sem Gentileza.
____________
Laíze Damasceno é Jornalista especializada
em Comunicação Empresarial. Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 7 de dezembro
de 1984, e atualmente mora e trabalha em São Paulo como Coordenadora de
Comunicação - atende clientes do mercado de Varejo.
Contato: laizedamasceno@gmail.com
(21)
8191.1027
(11) 9303.9299
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