Por causa da sua intangibilidade torna-se complexo
avaliar a qualidade do clima organizacional, especialmente por seu aspecto
subjetivo. Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas é a Pesquisa de
Clima Organizacional (PCO) ou outras que dimensionem o ponto de vista das
pessoas em relação à atmosfera corporativa. Existem algumas
ferramentas que dão suporte a um programa de humanização do trabalho, mas não
têm serventia alguma se não houver um projeto de mobilização e convencimento
disso. A PCO é uma delas, mas se os resultados tabulados não forem levados em
consideração e diretrizes não forem desenvolvidas para sanar possíveis lacunas,
sua eficácia não será garantida.
Assim, a intenção de melhorar o cenário hostil não
sairá do papel e as consequências vão se agravando. As pessoas, que são o maior
‘bem’ de uma corporação, sofrem um desgaste emocional muito grande, em especial
por tentarem alcançar uma plenitude e se frustrarem sempre.
Ajustar sua vida pessoal e profissional não é tarefa
fácil e se autodesligar de um ‘mundo’ ao entrar no outro pode ser penoso. O
resultado é notório: doenças físico-emocionais que levam ao afastamento,
desmotivação, baixa produtividade, absenteísmo e procrastinação.
Em detrimento a isso, o relacionamento interno se
desgasta, as pessoas se afastam umas das outras, justificam as indiferenças
sempre culpando o outro e, consequentemente, interferem na relação com os
clientes, prejudicando os resultados.
Essas pesquisas não são conclusivas por levarem em
consideração opiniões de caráter emocional e, nem sempre, determinam a causa
para os problemas na harmonia da empresa.
Quem tem vontade e ânimo de trabalhar num local
assim? Quase ninguém tem aquela empolgação em voltar para o trabalho no dia
seguinte. Quando o final de semana está acabando é sempre aquela tristeza
(diferente da sexta feira, pois o dia seguinte será sábado).
Já monitoramos algumas empresas que
aplicaram o nosso método e os resultados são incríveis. Uma delas (com 200
colaboradores) terminou todo o processo de implantação após 12 meses e obteve
uma melhora na satisfação de seus colaboradores em 40% (medição feita através
de Pesquisa de Clima). Outra delas incrementou seu faturamento em 25% logo após
os 6 primeiros meses. Qual o colaborador que não sente prazer em produzir num
ambiente de trabalho saudável e gentil? Essas são algumas das possibilidades de
mudança, especialmente em ambientes hostis e frios.
A PCO deve ser desenvolvida de acordo com a
política da empresa acompanhando a missão e valores da corporação. Após a
apuração dos resultados, desenvolvemos estratégias que alinhem a cultura
organizacional as necessidades das pessoas, sem corromper ou comprometer
nenhuma das partes.
Foi-se o tempo em que dizer “bom dia” ou
“por favor” eram suficientes para garantir a satisfação na Pesquisa de Clima
Organizacional. As pessoas querem mais e, com razão, preferem passar boa parte
do seu tempo em empresas que acreditem nisso também.
A gentileza é uma das principais
ferramentas hoje para a humanização das empresas. O local de trabalho deve ser
harmônico e as pessoas precisam se tolerar de uma forma mais leve. Não basta
cumprimentar e agradecer quando preciso; é necessário “sentir” o clima favorável
e conviver com o bom humor das pessoas. O cérebro só entende quando o coração
sente.
Luiz Gabriel Tiago @srgentileza
www.srgentileza.com.br
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