A melhoria do clima e atmosfera organizacional deve
ser prioridade nas empresas que buscam a humanização de suas relações e aquelas
que ainda não se conscientizaram da sua importância, devem atentar à
necessidade da satisfação profissional como alavanca para os resultados.
Empresa próspera é aquela que trata seus
colaboradores com gentileza e, em consequência disso, vende mais, fecha mais
contratos e supera suas metas. A relação entre felicidade no trabalho e
prosperidade é intrínseca e, quem já percebeu isso, está mudando sua cultura e
transformando sua gestão.
Uma das formas de melhorar o clima organizacional,
independente do segmento ou porte da empresa, é acompanhar e conscientizar seus
colaboradores sobre a importância do bom relacionamento interpessoal e
comportamento gentil no trabalho. Alguns programas de consultoria e capacitação
são específicos para isso e têm tido uma eficácia reconhecida por muitos.
As boas condições de um clima organizacional devem
ser levadas a sério e as empresas precisam investir para que isso seja
possível. Por mais que haja intenção de melhorias e vontade de que as coisas
mudem, não podem medir esforços para que a transformação aconteça e, nem
sempre, é de uma hora para a outra.
A qualidade do clima depende exclusivamente de
pessoas, pois são os únicos responsáveis pela harmonia do ambiente
profissional. Estamos tratando de um assunto que não diz respeito a
equipamentos, maquinários ou processos; tratamos aqui de emoções e sentimentos
que podem comprometer ou contribuir o faturamento de uma loja, por exemplo.
Não é nada confortável sorrir para um
cliente o tempo todo e garantir sua fidelidade ao mesmo tempo em que a relação
entre os colegas de trabalho ou gestores está desgastada ou comprometida. Nossos
clientes internos (colaboradores) devem ser fidelizados em primeiro lugar. A
fidelização do cliente externo vai acontecer naturalmente quando o serviço for
bem prestado e ele (o cliente) perceber que o vendedor, atendente ou
recepcionista, trabalham felizes. Felicidade e gentileza estão diretamente
ligados e esse é o casamento perfeito para que as empresas garantam a
satisfação dos seus profissionais.
A humanização do trabalho é possível,
cabível, indispensável e deveria ser tópico de urgência nas pautas de reuniões.
Independente do perfil da empresa, pública ou privada, a prática da gentileza e
a humanização profissional serão condições sine
qua non para a garantia de vida de qualquer empreendimento ou corporação no
futuro. Enquanto isso, a opressão continua.
Luiz Gabriel Tiago - @srgentileza
Palestrante - especialista em Gentileza Corporativa
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