Liderar
é ter um complexo de habilidades: emocionais, comportamentais, intelectuais,
sociais, técnicas e físicas. Há muito tempo estuda-se a relação entre corpo e
mente e o impacto desse casamento na vida da gente.
Um líder complexo é capaz de
administrar suas emoções (e sensações), confrontando e enfrentando
dificuldades, além de se utilizar de recursos interiores (ou criá-los) no
momento que for necessário.
Deve, o líder complexo, manter
padrões de comportamento nobres (ao invés de medíocres) em relação aos seus
liderados - sem a interferência de conclusões alheias, percepções infundadas ou
informações precipitadas sobre o outro.
São compromissos estar a par
das tendências de mercado (pensar fora da caixa), ler (condição básica),
interagir com pessoas que possam acrescentar conteúdo, além de estar disposto a
"pensar" e realmente "fazer" ao invés de “esperar” que
alguém faça.
O líder complexo é determinado,
cuida da sua saúde, se exercita, adora desafios e foge da preguiça. Para esses
líderes (os complexos), "sofá" é simplesmente um item de decoração da
sua sala de estar, "falar dos outros" é autoafirmação dos derrotados
e "sucesso" é um esporte para poucos.
Enxergar
os defeitos de algum membro da equipe ou de todos – e deixar o “barco correr” é
ser o primeiro a “pular”. Significa inabilidade, falta de complexidade (todos
os componentes citados acima). Líder sistêmico (ou complexo) faz a diferença,
acredita nos talentos ocultos (todos têm), desenvolve pessoas e sempre acende a
“luz” do outro.
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