Entenda o Carisma Pontinho de Luz * Irmão Tiago.




CARISMA PONTINHO DE LUZ

A palavra carisma tem sua origem no grego (khárisma) que significa graça, benefício ou favor. Também se origina do latim (charísma) que significa dom da natureza ou graça divina. Em ambas as origens, a palavra carisma significa algo que é concedido, entregue ou dado – para que cause fascínio, interesse e autoridade sobre as pessoas. O carisma é uma habilidade inata de alguns indivíduos ou grupos inteiros em encantar e se fazer desejado.

O carisma é, muitas vezes, confundido com simpatia, mas não se trata disso. Seria uma redução de seu valor se associado simplesmente a uma ou outra qualidade ou predicado, pois é um dom inato, completo em sua essência e – quando estimulado – torna-se contagioso e perfeitamente transmissível.

Uma pessoa carismática é aquela dotada de um conjunto de qualidades que a torna admirável e diferente das demais. Um grupo carismático é capaz de mobilizar multidões e a atração principal é, sem dúvida, o seu próprio carisma, seduzindo muito mais do que a atividade em si. Para que as pessoas permaneçam ligadas à obra como um todo, devem ser atraídas pelo seu dom (carisma) e não pelo que fazem seus membros em ações sociais, solidárias, missionárias ou fraternas.

É o carisma que atrai e mantém as pessoas unidas, por isso deve ser acessível a todos e lembrado o tempo todo. Deve ser repetido incansavelmente até se fixar na memória e coração, se alastrando, se multiplicando e edificando o todo – já que não faz sentido algum que seja esquecido ou mantido em segredo.

Uma obra social quando é identificada como divina, ou seja, como pertencente e inspirada por Deus (caso da Pontinho de Luz), tem em seu carisma o motivo de continuar a existir, como a razão de ser, de existir e de se propagar. O carisma da Pontinho de Luz, que é uma obra organizada em grupos, será cultivado somente através da coletividade e só terá sentido no individual se vivido comunitariamente, ou seja, o convívio coletivo é de suma importância para a existência do carisma e da compensação espiritual de cada um como sujeito pertencente.

A tarefa de manter vivo o carisma dentro de cada indivíduo e grupo é árdua, mas necessária. Os líderes (Voluntários, Missionários ou Fraternistas) da Pontinho de Luz devem ter em mente que faz parte de suas responsabilidades essa manutenção através das Aspirações da Obra. As Aspirações são estratégias para a vivência do carisma e consequente desenvolvimento espiritual individual e coletivo.

O crescimento individual se dará através do coletivo (esse em primeiro lugar) pois o carisma da Pontinho de Luz foi concedido para existir em grupos e não distintamente. A organização em grupos é fundamentada no próprio carisma. Como fazer o amorrr ser amado – em pleno século 21 – sem conviver com outras pessoas? A Gentileza só tem significado quando praticada e isso só é possível entre duas pessoas ou mais. Como fazer o amorrr ser amado sem conviver com os não-amáveis e situações não-amáveis? Conviver com outras pessoas e suas limitações é altruísmo espiritual já que o indivíduo permite que o outro conviva com suas qualidades e predicados. Como o próximo poderá ser contagiado por virtudes se não convive com elas em outras pessoas? E como poderá se despojar de seus defeitos se não poderá sufocá-los na rotina de convivência e assim experimentar o gozo da superação?

O carisma é o responsável pela sensação de pertencimento ao todo, ao coletivo, à família, à Obra. É ele (o carisma) que agrega e cria a identidade que o indivíduo deseja ao fazer parte de determinado grupo. Queremos ser conhecidos por pertencer; queremos ser identificados e, por isso, precisamos ser marcados por algo que seja distinto, próprio e singular, simplesmente exclusivo. É a identidade sendo gerada e se tornando conhecida pelo mundo e permitindo que indivíduos sejam conhecidos por ela pois tomam posse do carisma e têm a ele como um modo de vida e vivem isso para o pertencimento.

Nosso carisma é realmente único. Somos privilegiados pela concessão da Gentileza como ferramenta de transformação da sociedade e de tudo aquilo que nos incomoda e fere, não só no outro como em nós mesmos. Ser gentil é forma de mudança de comportamento do próximo através dos nossos gestos e o desafio é ser gentil com quem não é com você.

A Gentileza como carisma da Pontinho de Luz representa a expressividade da face de Deus sobre os homens e acreditamos que ela (a Gentileza) seja a forma de fazermos o amorrr ser amado pela humanidade. Ou seja, somos gentis para que o próximo passe a apreciar valores como o respeito, solidariedade, generosidade e amabilidade, por exemplo.

Nenhuma obra social ou qualquer movimento solidário será sustentado por muito tempo pela vaidade ou mecanismos meramente de interesses pessoais ou políticos. Uma obra, para que se mantenha de pé, deve ser alicerçada por motivos nobres inspirados por Deus. Se o amorrr é a maior expressividade do propósito Dele e a Gentileza é a Sua face, a única associação possível entre o amorrr e qualquer outro elemento – esse é a figura divina.

Assim sendo, o amorrr é o propósito de Deus derramado sobre a obra e a Gentileza é o carisma. Qualquer movimento que o estimule (o amorrr), estará cumprindo a vontade Dele de transformação social através de um desejo confiado a um fundador, que um dia atendeu ao chamado dizendo sim.

O conceito de Gentileza vai além de sua significação através de práticas educadas e polidas como cumprimentar pessoas ou ceder o lugar no transporte público para um idoso ou gestante. Ser gentil significa ter (ou desenvolver) em si um conjunto de predicados – a compaixão é um deles. Se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e fazer alguma coisa para minimizar seu sofrimento, é viver o carisma da Pontinho de Luz. Almejamos, assim, a mudança de um status de fome para alimentado através da distribuição de cestas básicas (um dos exemplos e possibilidades da prática gentil), além de comover quem recebe, o doador e o intermediário. Como não amar o amorrr dessa forma? Como não desejar o amorrr vendo no outro a compaixão através da Gentileza e seu exercício? Como não espalhar amorrr sendo a ponte entre doador e receptor?

Fazemos o amorrr ser amado pela humanidade através de ações gentis pautadas num conjunto de habilidades. Pensamos e vislumbramos o todo atingido pela Gentileza e não o processo propriamente dito – apesar de ser importante. Por exemplo, por trás de uma mobilização de distribuição de abraços (outro exemplo de prática gentil) nas ruas existe o desenvolvimento espiritual do local onde aconteceu a ação, da rua, da praça, do bairro e até da cidade inteira. Isso é possível através de um movimento coletivo que beneficia alguns indivíduos (receptores) e doadores (voluntários) – gerando uma comoção de toda a comunidade.

A intenção legítima de um gesto reverbera em massa, seja positiva ou negativamente, por isso nos foi entregue o carisma da Gentileza e ele só faz sentido em grupos pois ninguém é gentil sozinho. O êxtase da Gentileza acontece, principalmente, quando renunciamos à nossa vontade e fraqueza, entregando uma flor para quem nos jogou uma pedra. Essa é uma metáfora para ilustrar que o ápice gentil acontece quando somos gentis com quem não fez questão de ser conosco.

O amorrr vai sendo amado aos poucos num trabalho contínuo, frequente e rotineiro. As dificuldades surgirão para atrapalhar a existência e alimentação do carisma e se apresentarão através da preguiça, desmotivação, desânimo, cansaço e intrigas. A dignificação desses espinhos desencadeará no surgimento de outros impedimentos como a inveja, vaidade, egoísmo e discórdia. A vigilância deverá ser permanente para que a Gentileza não seja restrita a ninguém e os grupos continuem atuando em conformidade com o carisma fundacional.

Resumo:

Carisma Pontinho de Luz:

O carisma da Pontinho de Luz são a Gentileza e sua prática - através de gestos individuais e coletivos de forma que beneficiem um todo complexo, reverberando através de ações sociais, solidárias, missionárias e fraternais – fazendo assim o amorrr ser amado e admirado pela humanidade.

Missão:

Fazer o amorrr ser amado.

Luiz Gabriel Tiago, fundador, 2019.

Comentários