Texto: Acolhimento e manutenção de vocações * Por Luiz Gabriel Tiago.



Prezados Irmãos,

Todos os dias temos a oportunidade de renovar a esperança de viver quando Deus nos permite abrir os olhos e identificamos nossa respiração. Há vida! Enquanto vivemos cumprimos tarefas de trabalho, domésticas, sociais e gentis. Desejamos cumpri-las com bom êxito e concluirmos o dia com satisfação para que nossa consciência descanse e se recupere para o dia seguinte.

As atividades programadas e imprevistas exigem dedicação e esmero, em especial aquelas que envolvem outras pessoas. Se o cumprimento das tarefas é condição para que o próximo seja beneficiado, nosso empenho em realizá-las com carinho deve ser bem maior. Não caiam no erro de fazer de qualquer jeito ou de deixar pela metade aquilo que deveria ser finalizado!

Essas condições dizem respeito a qualquer dever nas nossas vidas. Não importa se sejam compromissos na empresa que você trabalha, na faculdade, no seu templo religioso ou numa obra social. Fazer de verdade é responsabilidade. Se houver vocação no ato, a eficácia será maior ainda.

Pessoas vocacionadas buscam grupos que possam ser incluídos de acordo com o talento do seu próprio coração ou do seu íntimo. Uma pessoa vocacionada é aquela que faz a diferença quando é inserida ou incluída. A palavra vocação vem do latim, vocare, que significa chamado. É uma espécie de inquietação, vontade de fazer algo (muitas vezes nem sabemos do que se trata), mas temos certeza de que há algo bom dentro da gente disposto a ser descoberto e compartilhado.

Muitas vocações estão sendo perdidas pelas cidades e no mundo inteiro. Pare agora e pense em quantas pessoas poderiam estar engajadas numa obra social, por exemplo, se fossem acolhidas da forma certa, com fundamentos claros, princípios e um sistema doutrinário (aqui, sinônimo de regras) eficiente? As vocações podem estar expostas ou encobertas por paradigmas sociais inconvenientes ao acolhimento.

Uma obra institucional e carismática, quando disposta a incluir pessoas, deve oferecer condições de preparo emotivo-intelectual, desenvolvimento pessoal-espiritual e de despertar vocacional dos aspirantes. Abrir as portas, simplesmente, tornar-se-á um risco ao desperdício de talentos que poderiam agregar, somar e contribuir para o contágio do carisma na sociedade, proporcionando a transformação tão desejada.

A missão da Pontinho de Luz elucida a necessidade de vivermos o carisma Gentileza na prática para que o amorrr seja admirado e amado pela humanidade. Somos uma obra missionária, pois desejamos atingir um alvo, difícil, cheio de espinhos, por isso a legítima importância de abraçarmos Voluntários e Fraternistas vocacionados em sua essência.

É hora de cuidarmos das vocações. Elas estão na intimidade de pessoas ao nosso redor e em desconhecidos. Não podemos deixar que elas cheguem sem serem notadas e ignoradas, muito menos destratadas.

As lideranças têm uma posição estratégica dentro da obra no que diz respeito ao identificar, cuidar e zelar as/das vocações. Através de acompanhamento individual e coletivo, valorizaremos o que há de especial dentro de cada um e seu devido aproveitamento na instituição. Saibam, irmãos, que as vocações vêm de Deus, mas a resposta a ela é humana. Colaboremos para que mais pessoas digam sim e vivam em plenitude. 

É nosso dever espiritual como líderes promover o seu acolhimento e esclarecimento. Sejam vigilantes! Deixem os olhos sempre bem abertos durante o dia pois, ao deitarmos, teremos motivos de sobra para termos o orgulho virtuoso do cumprimento das tarefas e certeza de que no dia seguinte a esperança resistirá. Ser otimista e amar ao próximo sem eleição ou julgamento é vocação. Atentai, Pontinho de Luz.


Irmão Tiago, fundador.



Referências bíblicas:

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.
1 Coríntios 1:26

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos.
Efésios 1:18

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.
Efésios 4:1

Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Tessalonicenses 2:14

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.
2 Pedro 1:10

Comentários