Você nunca viu nenhuma obra como essa: Pontinho de Luz.



A Obra Pontinho de Luz é um grande movimento em prol da humanidade. Nossa missão é fazer o amorrr ser respeitado, admirado e amado por todos. A cada dia somos testemunhas do crescimento da violência, crime organizado, egoísmo, fome, corrupção e guerras religiosas. Ao invés de seguirmos para o desenvolvimento emotivo-espiritual do homem, despencamos rumo à hostilidade e cegueira humanas em relação ao amorrr.

Fomos agraciados por Deus pelo dom da Gentileza como ferramenta de mudança de tudo aquilo que nos incomoda além de ser o caminho para atingirmos nosso alvo missionário. A prática gentil é simples e não distingue quem a recebe. O poder inerente a ela é capaz de mudar comportamentos, pensamentos e modos de vida. Assim todos são beneficiados: quem pratica e quem é agraciado. Vivemos a Gentileza para (re)formar indivíduos dispostos a se preocupar com seu próximo de forma que contribuam para a transformação da sociedade como um todo.

O pensamento e convivência em grupos é um primórdio na Obra Pontinho de Luz. A coletividade é fundamental para a sustentação das nossas atividades pois fundamentamos o carisma e espírito através das relações humanas. É através da oferta das nossas virtudes que beneficiamos o outro e é através da convivência com os defeitos alheios que aprimoramos nossas qualidades. Além disso, ao juntarmos forças, formamos uma grande corrente do bem, proporcionando o contágio em massa da Gentileza.

A Pontinho de Luz tem uma organização muito especial. Nossa formação engloba 04 movimentos distintos, mas essencialmente ligados (elencados por ordem de nascimento):


1 – Empresa Social.

Nossa Empresa Social (também chamada Pontinho de Luz) é especializada em desenvolvimento humano-coletivo através de formações que promovam a mudança de comportamento no ambiente profissional, social, familiar ou em qualquer outro grupo a qual pertença.

Oferecemos oficinas, palestras e treinamentos para empresas de todo o Brasil sempre envolvendo os participantes à prática da Gentileza. Ter o entendimento a respeito da sua necessidade é fundamental para o despertar e adoção de uma nova consciência em relação ao outro, seja ele um colega de trabalho, familiar ou alguém que necessite de ajuda.

A Empresa Social Pontinho de Luz é uma das principais mantenedoras da Obra, desempenhando um papel indispensável na transformação da sociedade e promovendo impacto social positivo em ambientes internos corporativos e além dos muros.


2 – Rede Mundial de Gentileza.

A formação da Rede Mundial de Gentileza é organizada em grupos de voluntários e está espalhada por todo o nosso país. São pessoas dispostas a viver o Espírito Pontinho de Luz através da doação de seu tempo para a organização de ações sociais e atos de Gentileza. Todas as formações acontecem de forma espontânea, ou seja, há o despertar para a necessidade de se fazer alguma coisa para mudar uma realidade cruel em condição justa e digna de viver.

A intenção da Rede Mundial é promover o desenvolvimento emotivo-espiritual dos seus voluntários de forma que a Gentileza se manifeste primeiro no seu interior para ser compartilhada com os demais.

O trabalho voluntário é de suma importância para deixarmos um mundo melhor para as gerações futuras. Exige comprometimento, responsabilidade, pontualidade e amorrr. Por isso nos preocupamos com a formação dos voluntários, pois a vida de quem está em situação de vulnerabilidade demanda atenção e muito carinho.

A Rede Mundial de Gentileza promove ações como distribuição de abraços nas ruas, arrecadação de alimentos, agasalhos, água mineral, distribuição de refeições, cestas básicas, livros, etc. Estima-se até hoje a entrega de mais de 3.000 toneladas em donativos.

Além dos grupos próprios da Pontinho de Luz, a Rede Mundial de Gentileza abraça grupos independentes como ONG´s, empresas, instituições beneficentes em geral, escolas e templos religiosos – através do Movimento Terceiro, ou seja, são grupos que têm identidade, atividades e ações próprias, mas se assemelham ao carisma Pontinho de Luz e desejam se conectar através da nossa essência. Assim, formamos uma Rede do bem inclusiva e gigante pelo mundo.


3 – Missões.

O movimento missionário da Pontinho de Luz tem como objetivo descobrir áreas de vulnerabilidade no mundo e atendê-las. Há em todos os lugares indivíduos e famílias inteiras sem uma condição de vida digna, vivendo à margem dos demais e alienados dos seus direitos e perspectiva de futuro.

Muitos pensam que essas pessoas estão em locais isolados dos grandes centros urbanos. Por exemplo, no Brasil é emblemática a figura do homem do sertão nordestino, sem água ou comida, além das populações ribeirinhas do Norte do país. Sim, eles existem aos milhares, mas também há alienação da dignidade em metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.

A miséria existente nesses locais é o reflexo do egoísmo humano e político, por isso a Pontinho de Luz Missões se encarrega de identificar essas famílias e compartilhar nosso

espírito solidário. As missões acontecem eventualmente e qualquer pessoa pode participar, desde que esteja disposta a encarar a pobreza e viver os hábitos nativos.


4 – Movimento Fraterno de Predileção.

Eis que surge a urgência na formação de um novo ser humano disposto a renunciar à sua vaidade, egoísmo e viver o espírito Pontinho de Luz em sua plenitude. O Movimento Fraterno de Predileção denuncia o descaso dos homens com a sua espiritualidade e aspira a reforma íntima através da Gentileza e da busca por Deus, onde abdicamos de nossas próprias vontades para nos solidarizarmos com as dores do próximo.

Os membros do Movimento Fraterno são chamados de Fraternistas e se tratam mutuamente como irmãos e irmãs. Vivem à luz do espírito e carisma Pontinho de Luz, ambos fundamentados e amparados pelo Evangelho segundo Jesus Cristo. A vida de um Fraternista é desprovida de bens materiais pois sua maior riqueza deve ser o próprio Deus e dedicam seu tempo integralmente à Obra Pontinho de Luz.

O Movimento Fraterno não é um grupo religioso e, sim, uma forma de vida amparada em oração, obediência, disciplina, espiritualidade e Gentileza. O sentido de ser Fraternista está na prática solidária, na vida comunitária compartilhada e no desenvolvimento espiritual do seu próximo. A fraternidade do Movimento de Predileção abraça pessoas de qualquer religião (ou sem religião) pois defende o amorrr como remédio e fonte universais de transformação.


Somos uma grande família que cresce todos os dias. Na última estimativa (início de 2019) contamos 63.000 pessoas aproximadamente, mas é impossível contabilizar um Obra que aumenta exponencialmente à medida que os grupos são formados, pessoas passam por nossos programas de desenvolvimento e instituições se juntam à Rede. Desde então entendemos a Pontinho de Luz como uma corrente que acrescenta elos em constância e jamais para.

Vivemos para a união, promoção da paz, inclusão e a Gentileza nos ensina como devemos fazer na prática. Somos muitos, diversos, mas somos um. A unidade faz sentido pois temos o mesmo pensamento e comungamos do mesmo espírito. Pode ser que jamais vivamos a justiça social e a prosperidade na sociedade, mas temos certeza do dever cumprido e a esperança de um futuro para as próximas gerações bem diferente do nosso presente.

Eis a Pontinho de Luz.





Irmão Tiago (Luiz Gabriel Tiago)


Fundador da Pontinho de Luz, 
idealizador e líder da Obra no Brasil e exterior.

Contato para palestras: assessoria@srgentileza.com.br





Redes sociais:

Instagram: 

@srgentileza
@pontinhodeluzoficial

Facebook:

facebook.com/sejaumpontinhodeluz

Youtube:

youtube.com/senhorgentileza

Comentários