9 condições para ser gentil nas redes sociais.

Vivemos a era da criatividade, inovação e necessidade de conquistar pessoas. O mundo virtual é, talvez, um celeiro de competitividade onde, cada empresa ou marca, desenvolve plataformas estratégicas e diferentes para conquistar aqueles que mais interessam: os clientes. Muitos profissionais se especializam e atendem as necessidades através de novos aplicativos ou ferramentas que facilitam a vida das pessoas e resolvem qualquer tipo de coisa.

Fomos tão envolvidos pela tecnologia e conectividade que não pensamos mais na possibilidade de vivermos sem elas. O tempo todo interagimos, conversamos, negociamos e mandamos informações para muitas pessoas, sejam contatos de trabalho ou de relações pessoais. Hoje não buscamos mais a informação. É a própria informação que vem até nós. E isso acaba “robotizando” ou “engessando” o que há de fundamental em qualquer relacionamento: o calor humano.

Por isso, no meio de tanta velocidade e necessidade de estar antenado ao que está acontecendo no mundo, nos esquecemos de “cuidar” do próximo e manter contato agradável e gentil. Por exemplo, o Whatsapp envia notificações o tempo todo de que recebemos uma mensagem. Com isso nos sentimos forçados a responder com a mesma velocidade e perdemos a chance de dizer “bom dia”, “obrigado” ou “seja feliz”.

A Gentileza nas redes sociais é uma ferramenta interessante para manter relações, conhecer pessoas, fazer novos amigos e criar novas oportunidades de negócios. Se vivemos conectados e dependemos disso, porque não aproveitarmos suas facilidades para desenvolvermos uma boa rede de relacionamentos?

A prática gentil pode se tornar um hábito para que realmente faça parte da nossa rotina diária, acredito que possamos transformar alguma coisa, nem que seja nossa consciência em primeiro lugar (já seria muita coisa).


Como ser gentil na rede? Quais são as principais atitudes que as pessoas podem tomar?

1) Nunca, jamais postar ou compartilhar fake news. Leia de novo.

2) Ter educação: agradecer, cumprimentar e saber se colocar de forma polida.

3) Ser positivo: evitar fazer postagens mal-humoradas, sarcásticas ou depreciativas.

4) Ter bom senso: não publicar “correntes”, ofensas ou piadas sobre grupos que normalmente sofrem agressões (lgbtqia+, negros, religiosos etc.).

5) Acessar com moderação: ter cuidado para não ficar conectado o tempo todo no horário de trabalho nem fazer postagens com uma frequência alta e provocar dependência.

5) Ser solidário: é comum algumas pessoas usarem as redes sociais como diários. Se postarem algum desabafo ou noticiar que estão passando por momentos difíceis, encoraje ou coloque-se à disposição para ajudar.

7) Apoiar causas: ong´s, instituições beneficentes, ativistas sociais (meu caso), etc., costumam postar ações da prática do bem. Compartilhe com seus amigos e conexões.

8) Falar mal de empregos anteriores: jamais cometa esse erro. Não fale mal – nem de pessoas nem de empresas que já trabalhou, muito menos da atual.

9) Responder as mensagens: se não consegue responder a todos os comentários, não tenha redes sociais. As pessoas que comentam podem se sentir desprestigiadas por isso.

Luiz Gabriel Tiago

Escritor e Palestrante

Instagram: @srgentileza 

Comentários